sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Prof. Gero Hillmer recebe o título de Cidadão Cearense

No começo da tarde de hoje, no Plenário da Assembléia Legislativa, o Prof. Gero Hillmer, do Instituto e Museu de Paleontologia da Universität Hamburg, na Alemanha, recebeu o título de Cidadão Cearense, em reconhecimento aos serviços prestados ao povo cearense e ao Estado do Ceará, na formulação do conceito de Geopark Araripe e seu credenciamento junto a UNESCO, na 2nd Conference on Geoparks, em Belfast, na Irlanda, em 2006. O Prof. Hillmer é também Doutor Honoris Causa pela URCA/Universidade Regional do Cariri.

Dono de uma extensa biografia Gero Hillmer, já prestou relevantes serviços ao Ceará, na coordenação do "Application Dossier for Nomination Araripe Geopark, State of Ceará, Brazil", resultado do Convenio de Cooperação Universität Hamburg / URCA/ DAAD.

Esse documento continha uma ampla documentação científica sobre o Araripe, análise territorial de mais de 60 situações relevantes e informações sobre o potencial de desenvolvimento sustentável da região sob os aspectos da Educação, Cultura, Turismo, Preservação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Econômico, o que levou a sua aprovação na 2ª Conferência de Geoparks da UNESCO, em Belfast, Irlanda, em 20 de Setembro de 2006.

Como consultor do DAAD/ Serviço de Intercambio Acadêmico Alemão, retornou diversas vezes ao Ceará, entre 2004 e 2005, e no último ano a convite da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) e da URCA veio, para participar do programa de ampliação do Museu de Paleontologia da URCA, e estudar a viabilidade de instalação de um geoparque, com o apoio da UNESCO, considerando a especificidade do Araripe.

Recentemente, o Prof. Gero Hillmer participou também como palestrante do Seminário Internacional sobre Geoparks e Geoturismo, promovido pela Secretaria das Cidades. Que teve como objetivos divulgar o programa global de geoparks da Unesco, e destacar a importância do Geopark Araripe para o desenvolvimento da região do Cariri e contribuir para a criação de novos geoparks no País e nas Américas.

Nenhum comentário: