quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Pelo menos 101 imóveis jogam esgoto na orla de Fortaleza

Levantamento da Secretaria do Meio Ambiente do Município e Cagece identificou 101 imóveis que não estão ligados à rede de esgoto. Os dejetos acabam sendo levados para as praias da Capital. Mais este número pode ser muitas vezes maior. Na realidade não existe um controle da situação e a própria Prefeitura quer se isentar desta responsabilidade.

Há 21 anos, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública cobrando informações sobre as ligações clandestinas de esgoto que poluíam áreas como a avenida Beira Mar, Praia de Iracema e o Caça e Pesca. Levantamentos da Secretaria do Meio Ambiente do Município (Semam) e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) - ambas atendendo a uma determinação judicial - já vistoriaram, desde julho do ano passado, mais de 4,8 mil residências, hotéis e outros imóveis que poderiam estar poluindo a orla marítima. Do total, 289 imóveis não estavam ligados à rede de esgoto, segundo dados da Semam.

Mas após um trabalho de acompanhamento, 188 regularizaram a situação e 101 mantiveram as irregularidades. Um risco à saúde para quem inadvertidamente toma banho de mar. É que a água poluída é canalizada para muitas das 19 galerias pluviais existentes na Beira Mar e Praia de Iracema, despejando o esgoto diretamente na praia. Nesta época do ano, essas galerias deveriam estar limpas, já que o período atual não é de chuvas.

Nenhum comentário: