quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ancuri e o sonho de reativar a escola de música do bairro


O Ancuri está longe de viver uma situação única: bairro de cidade com característica de povoado interiorano. Não obstante todas as dificuldades vividas pela ausência de infraestrutura, há uma comunidade bem adaptada ao meio em que vive. Ela resiste às adversidades tendo calma e tranquilidade para ver o tempo passar.É com esse jeito pacato que o padre Wilson Fernandes da Silva, mais conhecido por frei Wilson, espera retomar, um dia, a Escola de Música do Ancuri.


A unidade, que produziu uma orquestra sinfônica, foi desativada no início 2004, por falta de investimento do poder público.Para o frei Wilson, o que aconteceu com o Ancuri é resultado do descaso público. Ele não lamenta apenas a interrupção da escola, que recebia jovens do bairro e das adjacências, como Messejana e Pedras, e até de municípios próximos, a exemplo de Itaitinga e Pacatuba.

"Vivemos num bairro abandonado. Não foi somente a música que deixou de ser prioridade. Nós também nos ressentimos de coisas básicas, como farmácias, lojas, postos de saúde e atendimento social. Na falta da música, a droga tem tomado conta dos jovens", afirma o sacerdote, que já foi da Congregação dos Capuchinhos e depois tornou-se padre diocesano, mas não perdeu o título de "frei".


Em estilo Normando, a casa foi construída pelo padre Wilson Fernandes, mais conhecido como frei Wilson, para servir como forte referência da Escola de Música do Ancuri, fundada em 1982. Fotografia de Tiago Gaspar.

Fonte: Diario do Nordeste

5 comentários:

Anônimo disse...

Recentemente assinei uma petiçao contra a demoliçao desse belissimo imovel. Continua de pe'? Espero que sim!

Unknown disse...

História é história...(que vem do passado), seria muito desagradável derrubar ou reativar a escola, na verdade outra poderia ser construída nas mediaçoes, deveria ser mantida de pé e cuidada...sem reativa-la.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.