sábado, 11 de setembro de 2010

Cadastro de Unidades de Conservação

Em comemoração aos 10 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC (Lei nº 9.985/2000), o MMA lança o novo Portal do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação – CNUC. O portal possui um banco de dados cadastrais de todas as unidades de conservação brasileiras e suas principais informações, como sobre seu gerenciamento, abertura para visitação e plano de manejo.

O cadastro virtual é uma ferramenta para análises e balanços sobre as 743 unidades de conservação (310 federais, 374 estatuais e 60 municipais), auxiliando na melhor aplicação de políticas públicas para a preservação.

O CNUC é o banco de dados oficiais do SNUC, mantido pelo pelo Ministério do Meio Ambiente com a colaboração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e de outros 93 órgãos gestores estaduais e municipais. Esse recurso permite consultas públicas personalizadas de relatórios, mapas, além de possibilitar a utilização de filtros para pesquisas específicas, como categoria de manejo, esfera administrativa, UF, bioma e programas das unidades de conservação. Os dados são disponibilizados em formato de fichas que facilitam o acesso às informações.

Foram criados também 14 mapas pré-confeccionados que ilustram a distribuição das unidades de conservação nos biomas nas três esferas de gestão, além das áreas prioritárias para a conservação em todo o território brasileiro.

Acesse: www.mma.gov.br/cadastro_uc

Fonte: Portal O ECO

Nenhum comentário: