domingo, 5 de setembro de 2010

Mapas históricos traçam rota dos holandeses no Ceará


Pesquisadores holandeses e brasileiros estudam os fragmentos da história da época do Brasil holandês mapas. Há 373 anos os holandeses chegavam ao Ceará sob o comando de Jorge Gartsman e o Coronel Hendrick Huss. A chegada resultou no combate entre 126 homens bem armados e com muita munição e outros 33 com armas deficientes e baixa munição, e na tomada do então Forte de São Sebastião, hoje Forte de Nossa Senhora de Assunção.
Apesar do curto período da estadia nas terras alencarinas, entre expulsões e retornos, os profissionais trazidos pelas tropas holandesas conseguiram registrar detalhes da costa litorânea e da topografia cearenses e de outros lugares do Brasil. Muitos destes documentos ainda estão desconhecidos. Alguns estavam guardados em gavetas e arquivos em universidades e bibliotecas da Holanda e dos Estados Unidos, conforme declaração do linguista, professor e pesquisador independente, Benjamin Teensma. Outros já foram publicados como atlas e guias aqui no Brasil e também em outros línguas.

De acordo com Teensma, a mais recente descoberta é o documento 4.VEL Y, de propriedade do Arquivo Nacional dos Países Baixos, denominado como "Den Corte Bescrijvinge. Inhoudende. De Cust van Brazil ende meer andere Plaetsen"(Uma breve descrição contendo a costa do Brasil e outros locais), datado de 1640, ainda com autor anônimo.

No total são 30 mapas sobre a costa brasileira. Um deles, 4.VEL Y-59, mostra a costa do Ceará e tem o título "De Cust van Brazil tussen Ponte Abaron en Rio Sijara"(A costa do Brasil entre Jabarana (Ponta Grossa) até a Barra do Ceará).

"São atlas manuscritos com uma breve descrição da costa do Brasil e mais alguns lugares (Chile e Angola). São 30 mapas dedicados à costa do Brasil, de Ilhéus (BA) ao Maranhão. Um deles, o número 15, descreve o mapa do Ceará, com dados hidrográficos, detalhes geográficos, topografia, rios", afirmou o pesquisador.

Parte destes documentos serão apresentados durante as comemorações do quarto centenário de George Marcgraf, alemão nascido em 1610 e cartógrafo de João Maurício de Nassau que registrou dados do Brasil, em simpósio e exposição, em Leiden, na Holanda, com previsão para acontecer no dia 23 de setembro. Além disso, uma publicação está sendo preparada por um editora brasileira, a Kapa Editorial, contendo todos o conteúdo do atlas.

Em 2007, a mesma editora publicou o livro "Roteiro de um Brasil desconhecido", com documentos inéditos da costa brasileira e também do Ceará. O professor Teensma ajudou na pesquisa e na localização dos documentos apresentados. Agora, a editora será responsável, também, pela publicação dos novos documentos. "Para a edição de 2007, os editores visitaram a Holanda para escolher as ilustrações e eles selecionaram três. Agora querem publicar o atlas manuscrito anônimo 4.VEL Y. Está se preparando uma edição fac-símile em holandês, português e inglês", afirmou ele.
Fonte: Caderno Regional/ Diário do Nordeste. Cartografia mostra as rotas percorridas pelos holandeses. O acervo data de 1640,0 segundo pesquisadores.

Nenhum comentário: