terça-feira, 14 de setembro de 2010

Espaço urbano caótico

A ocupação dos espaços públicos está se dando de forma exageradamente desordenada, o que demonstra uma dificuldade dos órgãos públicos de promoverem um melhor planejamento urbano. Com um bom planejamento é possível prever a demanda de crescimento e adequar os espaços públicos urbanos. Fortaleza é uma cidade que exerce uma área de influência sobre dois milhões de habitantes.

As pessoas vem de outras cidades para fazer compras aqui, de forma mais econômica. Então, precisamos estar equipados para essa demanda, tanto do ponto de vista da estrutura da prestação do serviço comercial, como da hospedagem dessas pessoas. O planejamento urbano é o meio de se antecipar as demandas sociais e econômicas e dotar a cidade por instrumentos necessários para atender a todos. Tem que existir ainda o controle urbano, ou seja, você não pode permitir a ocupação desordenada do espaço urbano, principalmente o público.

As cidades são projetadas para cumprir quatro funções: habitar, trabalhar, circular e recrear. Os espaços públicos, especialmente as praças, são o espaço de convivência e de recreação das pessoas. Elas cumprem uma função fundamental da cidade e, por isso, não podem ser ocupadas quase que majoritariamente por atividades comerciais, porque vai prejudicar outras funções sociais.

Odilo Almeida Presidente do IAB CEARÁ

Nenhum comentário: