quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Requalificação urbana e ambiental da Praia de Iracema: uma obra sem previsão de finalização

A implantação da proposta de requalificação da Praia de Iracema se transformou em mais um aobra interminável da atual gestão municipal de Fortaleza. O que era para ser um novo contexto urbano qualificado escorrega em questões de gestão e de alterações sucessivas do projeto, para atendimento de questões particulares, comprometem irremediávelmente a qualidade do mesmo.
Parecem que existem dois pesos e variadas medidas para as soluções de desenho urbano propostas. E estas diretrizes incidem em erros de soluções de projeto urbano notáveis, como por exemplo:

  • o projeto não indica nenhuma proposição de integração entre o novo desenho e a situação existente na Ponte Metálica que está precisar urgentemente de um roteiro de ordenamento, definição e usos e ocupação.
  • a "Piscininha" a "Prainha do Estoril" desapareram como em um passe mágica, para dar lugar á ampliação do calçadão, mas ao mesmo tempo "se manteve" a privatização do espaço público proposta pelo restaurantes da Rua dos Tremembés e especificamente do Restaurante Sobre o Mar, que construi um jardim particular e rampas no espaço público envoltório da edificação, que irregularmente avançava sobre todos os recuos.
  • ao mesmo tempo a proposta destina todo o leito da Avenida Almirante Tamandaré para estacionamento de veículos, no que deveria ser um imenso boulevard interligando o Complexo Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar com o futuro Caixa Cultural e com a recomposição do Pavilhão.
  • outra "ausencia assustadora" trata das não existencia de arborização urbana prevista em toda a orla em requalificação desde a Praia do Ideal até Praia de Iracema e Poço da Draga. Existem imensas jardineiras circulares para colocação de vegetação arbustiva, mas nenhuma mínima área para plantio de árvores de porte ou mesmo recomposição do antigo coqueiral em beira mar, que feneceu por velhice ou foi destruído pelo avanço do mar ou simplesmente removido pela por incúria de nossos administradores municipais.

Entendemos que a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através de sua Gerencia de Projetos Especiais, devria, urgentemente, mandar verificar, que proposições de projeto são estas que privilegiam os estabelecimentos privados em detrimento do espaço público, que destinam áreas nobres de pdestres para estacionamento de veículos e esquecem que a arborização urbana é um item importante e obrigatório da requalificação urbana.

O discurso de requalificação urbana está sendo integralmente distorcido pelo projeto e pelo que está em implantação. Ou a equipe não tem pratica das diretrizes propostas pelo programa e o desenho urbano reflete o mesmo ou alguma coisa está muito errada mesmo. Alguém pisou na bola, mas ainda é tempo de corrigir a queda.

Professor/ Arquiteto José Sales

Nenhum comentário: