sábado, 11 de setembro de 2010

José de Alencar: faltam medidas efetivas


O caso da Feira na Praça José de Alencar traz a tona um problema antigo, que teoricamente já havia sido solucionado, já que em janeiro de 2009 a Prefeitura de Fortaleza realizou uma operação para proibir a atuação dos ambulantes irregulares no logradouro. Na ocasião, ocorreram, inclusive, confrontos entre fiscais da Prefeitura e ambulantes.

A diretora administrativa do Theatro José de Alencar (TJA), Silêda Franklin, contou que desde quando assumiu a gestão, em 2007, que vem lutando para que seja feita uma intervenção coletiva no Centro. Com esse intuito, criou-se o Fórum Viva o Centro, que reúne mais de 30 instituições culturais que atuam no bairro. "O Theatro vem abrigando essa ideia, mas ela surgiu coletivamente", explicou.

No ano passado, lembrou Silêda, houve uma grande intervenção no Centro de Fortaleza e todos os ambulantes foram retirados da Praça José de Alencar, sendo transferidos para outros locais. "O objetivo é que a praça pudesse ser uma continuação do Theatro, como deveria ser. E as pessoas que chegassem pudessem vislumbrar esse patrimônio cultural cearense, sem interferências", defendeu. Durante seis ou sete meses, Silêda disse que o logradouro passou a funcionar sem nenhuma interferência dos ambulantes.

"Passamos a realizar várias atividades na praças, como peças teatrais ao ar livre", lembrou". No entanto, de aproximadamente 45 dias para cá, ela voltou a ser ocupada desordenadamente. A diretora reclama que não foi tomada nenhuma providência por parte da Prefeitura de Fortaleza. "A minha preocupação é que esse comércio ambulante se multiplique" alertou a diretora do TJA.

Fonte: Cidades/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: