terça-feira, 12 de abril de 2011

Fortaleza: Intervenções continuam na promessa

Apesar de a prefeita Luizianne Lins ter inaugurado, ontem, o Jardim Japonês, tantos outros projetos prometidos pela gestão municipal ainda estão no papel ou em fase muito inicial. A população aguarda melhorias, mas as obras se arrastam a passos largos. Hospital da Mulher, revitalização da Praia de Iracema, Projeto Vila do Mar, plano de reordenamento da Avenida Beira-Mar, requalificação e expansão viária da Praia do Futuro, reforma do Estádio Presidente Vargas (PV), e os Cucas são as principais intervenções que a Prefeitura de Fortaleza assumiu e ainda não entregou.

O caso mais grave é o do Titanzinho que conta apenas com um projeto para recuperar o espigão. No mais, nem mesmo projeto existe. Os moradores esperam a revitalização do local que é complicado em termos de violência e estrutura, mas nada acontece. A prefeita prometeu, após negar a ida do Estaleiro Promar para o local, que faria uma reurbanização, mas nem no papel está a transformação.

O Hospital da Mulher, iniciada na primeira gestão de Luizianne Lins e uma das obras mais esperadas, ainda está na fase bem primária de construção. A prefeita explicou, na última visita que fez ao local, que as obras não estão no andamento que ela esperava por falta de recursos federais. "Temos que lançar mão de investimentos municipais, o que sai oneroso".

Já o Vila do Mar, que abrange a Barra do Ceará, Pirambu e Cristo Redentor, apesar do bom andamento das obras, é o projeto que mais demorou para ser iniciado. Já estão prontos uma praça de convivência, uma quadra esportiva e calçadões.

Prazos

A primeira fase das obras de urbanização do projeto, iniciada em agosto deste ano, será entregue no primeiro semestre de 2011. A previsão de conclusão total é o segundo semestre de 2012. Moradores da área acreditam que as obras estão em bom andamento.

O Estádio Presidente Vargas é o mais adiantado de todos. Em estágio de finalização, o local já tem condições até mesmo de receber partidas e será entregue em maio próximo.

Já a Praia de Iracema está passando por um processo de revitalização desde fevereiro de 2008, somando 22 intervenções ao longo de toda a sua extensão. O que está 100% concluído são apenas o Estoril, a Estátua Iracema e a contenção marítima. A recuperação do calçadão, a urbanização do Espigão da Avenida Rui Barbosa e a requalificação do Boulevard Almirante Tamandaré e dos Largos do Mincharia e Luis Assunção estão em execução.

A prefeita Luizianne Lins garante que todos os projetos serão finalizados e entregues até o fim do seu mandato, em dezembro de 2012.

Fonte: Cidades/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: