quinta-feira, 28 de abril de 2011

Minas com melhor posicionamento do que o Ceará

Minas Gerais parece estar conquistando turistas de todos os cantos do Brasil, ainda que muitas agências não tenham criado roteiros suficientes para vender as atrações do Estado. Pelo menos é o que indica um levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica da Universidade de São Paulo (Fipe/USP) concluído há um mês e encomendado pela Embratur.

O estudo aponta um salto de Minas do sexto para o quarto lugar no ranking dos destinos turísticos brasileiros entre 1998 e 2001, superando, inclusive, estados litorâneos, como o Ceará, e empatando tecnicamente com a Bahia, que historicamente recebe milhares de turistas o ano inteiro.

Nestes três anos, segundo o secretário de Estado do Turismo, Antônio Henrique Borges Paula, Minas criou cerca de 40 circuitos envolvendo algo em torno de 400 municípios. Baseado na pesquisa, ele informou que o Estado recebeu 2.636.352 visitantes em 1998, tendo atingido 3.874.574 no ano passado, o que representa um salto de 46,97%.

Em primeiro lugar na pesquisa está o Estado de São Paulo, que recebeu 10.500.933 turistas em 2001; em segundo, o Rio, com 4.363.544 milhões; a Bahia, em terceiro, com 3.887.995; e Minas Gerais em quarto, com 3.874.574, o que se configura um empate técnico com a Bahia, deixando surpreendentemente o Paraná, com sua Foz do Iguaçu, e o Ceará, com suas belas praias, em quinto e sexto lugares, respectivamente.

Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-MG) e também diretor nacional de Instituto de Cursos da Abav Nacional (Icabav), José Menezes Lourenço, Minas já ocupou, segundo ele, a posição de 13º lugar em turismo receptivo. Mas ele não esconde ter ficado surpreso com a pesquisa da Fipe e confessa que não fazia idéia de que Minas estivesse com os números "colados" na Bahia. "Só se o turismo for mais rodoviário, porque o Aeroporto de Confins continua vazio", observou.

Mesmo assim, Lourenço cita taxas referentes ao turismo das cidades históricas que colocam Minas em uma posição bem confortável junto ao Rio: "Temos 47% dos bens de Minas e Rio tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Isso coloca os dois estados com praticamente a metade dos bens tombados, que são grandes atrativos, ao lado do ecoturismo, que vem crescendo muito", analisou.

Fonte: http://www.terra.com.br/turismo/noticias

Nenhum comentário: