domingo, 3 de abril de 2011

Jazz para Niemeyer


A Espanha se rendeu ao talento de Oscar Niemeyer com a inauguração em Avilés, pequena cidade no Principado de Astúrias, no norte da Espanha, do Centro Cultural Oscar Niemeyer. O Centro, um complexo de quatro prédios desenhados pelo Niemeyer, em que funcionarão cinema, museu, teatro, restaurante e espaço cultural, é a maior construção do arquiteto brasileiro na Europa. Para a celebração de abertura, o pequeno povoado parou no final de semana passado, dias 25, 26 e 27 de março, para assistir às apresentações da banda de jazz do cineasta e clarinetista Woody Allen, encerrando a programação com a brasileira Mart’nália. Allen, que acaba de lançar o trailer de seu mais recente filme – Midnight in Paris –, tocou com sua banda New Orleans Jazz Band para cerca de 14 mil pessoas no espaço onde funcionará a sala de cinema do Centro.

O palco foi montado atrás da tela, e a plateia ficou no pátio central, a céu aberto. Antes de começar a apresentação, Woody declarou ser um “músico horrível”. “Sou um bom diretor, mas sou um músico horrível, e é por isso que estou aqui hoje”, se limitou a dizer ao público, com ambas as mãos ocupadas pelas malas que continham o clarinete com o qual se apresentou. Além de ator, diretor e roteirista no cinema, Allen é também conhecido ser um apaixonado intérprete de jazz e da música de Nova Orleans.

Responsável por filmes como Match Point e Vicky Cristina Barcelona, o americano declarou várias vezes que gostaria de terminar a vida como músico, tocando clarinete, instrumento que aprendeu de forma autodidata. Na apresentação no Centro, a chuva e frio não desanimaram nem os espectadores, que dançaram e cantaram sob guarda-chuvas, nem a banda, que tocou por mais de uma hora e meia e fez um generoso bis de 15 minutos.

O evento de inauguração do espaço, que demorou três anos para ser erguido e custou quase R$ 100 milhões, movimentou o povoado. Após as apresentações, bares e restaurantes do centro de Avilés ficaram lotados. Todo o comércio da cidade aproveitou para fazer promoções e atrair turistas. O restaurante Casa Mosés, por exemplo, criou um menu batizado de Niemeyer, com pratos que lembram as construções do arquiteto, como um flan de sobremesa em forma de cúpula.

“Estamos esperançosos, porque vamos ficar conhecidos mundialmente e a cidade tem potencial turístico forte”, disse Paco García, gerente de um restaurante do povoado, que comemorava a lotação do estabelecimento. A cidade espera que a entrada em atividade potencialize o turismo de Avilés, que vive um processo de decadência econômica depois do fechamento de siderúrgicas e indústrias que formavam um dos principais pólos produtores de aço do país.

O patrono da Fundação Centro Niemeyer, Antônio Garrigues, relembrou o que se dizia quando a obra grandiosa foi proposta. “O comentário era que a obra era impossível. Aqui estamos, diante do impossível’’, disse na abertura. O impossível é um complexo com traços facilmente reconhecíveis pelos brasileiros. O prédio mais sóbrio abriga sala de cinema e exposições menores. Outro, em forma de cúpula, terá exposições maiores, como a de fotos do diretor espanhol Carlos Saura.

A torre de 20 metros em espiral é um restaurante. E o maior, com curvas assimétricas e o desenho do corpo feminino, abriga um auditório com palco onde subiram artistas como a bailarina flamenca Maria Pagés, que estreou a coreografia baseada nas curvas de Niemeyer. Comemorado por diversos setores governamentais, o Centro aporta como um dos principais pólos culturais da Europa.

Um dos ministros da Espanha, afirmou que o centro cultural “é uma notícia esplêndida para Astúrias e toda a Espanha”. O centro, sublinhou, “vai ser uma referência arquitetônica e de Oscar Niemeyer em toda Europa, e se tornará um dos grandes ícones para o século XXI”. Niemeyer, que segundo um de seus netos também assinará os projetos de um museu de arte contemporânea, nos Açores, em Portugal, e uma vinícola no sul da França, escreveu uma carta de agradecimento aos responsáveis pela construção do Centro em que dizia que considera este um dos seus mais importantes projetos recentes, e o que lhe deu mais alegria.

Homenagem a Niemeyer

Maior obra de Oscar Niemeyer na Europa, o Centro Niemeyer foi inaugurado com uma programação grande de shows, exposições e mostras de cinema em Aviles (Espanha). Destaque para a presença do cineasta Woody Allen tocando com a New Orleans Jazz Band.

Fonte: Domitila Andrade/ O POVO Online

Nenhum comentário: