Eis aí um retrato fidedigno da administração ineficiente do Sistema de Transportes Público de Passageiros do Município de Fortaleza, para a qual a “ficha” que transporte é um bem público essencial para a mobilidade urbana de uma cidade desta dimensão “não cai”.
O que está aí instalado – o SIT/ Sistema de Transporte Integrado com o valor de passagem único e os terminais de integração – o foi em 2001. Um super avanço para o transporte público de Fortaleza.
Em 1995, após avaliação de desempenho, se chegou à conclusão que mais poderia ser feito para melhor qualificar o sistema e veio a concepção do TRANSFOR, que após novos estudos, passou a ter fomento e financiamento do BID/ Banco Interamericano de Desenvolvimento. Deveria ser implantada a integração temporal e deveríamos ter corredores exclusivos para os onibus e mais à frente veículos especiais. Algo à semelhança de Curitiba.
Hoje, em 2011, depois de mudar o nome do projeto de BIDFOR para TRANSFOR, ainda “patinamos” para implantar esta modernização do sistema, porque a atual Admnistração Municipal entendia que isto tudo servia muito mais para beneficiar os concessionários e não a população em geral: mais de um milhão de passageiros que se utiliza do sistema todos os dias.
Esta é uma das maiores demandas urbanas do presente e tem que haver prioridade para implantação destas melhorias propostas,há mais de 15 anos. Mais tecnologia aplicada e mais profissionalismo e menos “blá – blá – blá”, caso contrário a cidade vai parar totalmente com prejuízos para a população em geral, para o emprego e renda e para a economia como um todo.
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