sexta-feira, 8 de abril de 2011

Viagem ao Seringal Novo Encanto


Turismo ecológico de primeira grandeza. Assim é a expedição organizada pela Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico (Anede) em sua reserva na Floresta Amazônica, a 142km de Rio Branco, capital do Acre.

O Seringal Novo Encanto, como é conhecida a reserva, fica em 8.125 hectares de mata preservada, e apresenta uma enorme variedade de espécies vegetais e mais uma infinidade de bichos, entre pássaros, peixes, répteis e mamíferos. Entre as árvores, o destaque é a Samaúma, espécie centenária que, quanto adulta chega a medir 50 metros de altura. É denominada de a "princesa da floresta" diante de sua imponência.

A expedição pelo seringal permite ao visitante descobrir porque a Floresta Amazônica é considerada o "santuário ecológico do planeta". Encantamento é a palavra mais fiel para demonstrar o sentimento ao conhecer este ambiente natural, onde vegetais e animais vivem em perfeito equilíbrio, quando preservados.

Como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), o Novo Encanto está ampliando a realização de expedições na área, visando promover a conscientização ambiental em defesa da floresta e para viabilizar a sustentabilidade do turismo ecológico. No feriadão do Carnaval, um grupo de 40 cearenses, organizado pelo médico Tadeo Feijão, teve a oportunidade de participar de uma destas expedições.

A área do seringal equivale a 8.125 campos de futebol. Do total, são 80% de florestas preservadas, 20% de área de pasto, seis nascentes, 12 igarapés e uma enorme variedade de fauna e flora. A reserva oferece quatro rotas de trilhas no meio do florestal. Todas tem cerca de 4km, entre árvores frondosas e copas fechadas, por onde os bichos se escondem.

Na caminhada, os sons de araras, macacos e soinhos são ouvidos, como se uns avisassem aos outros da presença dos "estrangeiros". De novembro a abril é o período de chuvas na floresta. É quando os rios ficam mais largos e profundos, com águas barrentas que invadem as áreas de mata nativa, formando atrativos igarapés.

Durante a expedição pelo Seringal Novo Encanto, os participantes devem estar preparados para a caminhada, mas também para os banhos de igarapés, inevitáveis em alguns trechos. A sensação é de profunda integração com a natureza.

Fonte: Caderno Turismo/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: