quinta-feira, 28 de abril de 2011

Número de turistas estrangeiros em 2010 é inexpressivo

Antes tarde do que nunca. Com muito atraso, (estamos no quarto mês de 2011) a Embratur divulgou na semana passada os números oficias da entrada de turistas estrangeiros no Brasil. Pelos cálculos da estatal do turismo, o nosso país recebeu 5,161 milhões de estrangeiros em 2010, um crescimento de apenas 7,5% em relação a 2009, quando 4,802 milhões de turistas entraram no país. Os dados do Ministério do Turismo, divulgados por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), são muito aquém do que o mercado esperava.

Quando o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva lançou em 2003 o Plano Nacional de Turismo, o alvo era alcançar três metas até 2007: garantir a vinda de 9 milhões de turistas estrangeiros, gerar o ingresso de 8 bilhões de dólares em receita e ajudar o MTur a criar 1,2 milhão de novos empregos. De lá para cá, passaram pelos cofres da Embratur montanhas de dinheiro para promoção e marketing. Isso significa que nos oito anos seguintes o aumento do fluxo internacional foi de apenas 24,9%, segundo dados divulgados pela Embratur em sua página na internet (http://www.brasilnetwork.tur.br/), o que representa cerca de 3,3% ao ano. Quer dizer: um desempenho muito ruim, no sentido contrário do que pensa o presidente do órgão de turismo, Mário Moysés, que considerou o resultado como “positivo em comparação a 2003, ano em que a autarquia passou a ter foco exclusivamente na promoção internacional”.

De acordo com a Embratur, na lista dos maiores emissores de turistas para o Brasil em 2010, não houve mudança na liderança em relação ao ano anterior, muito embora o turismo de longa distância encolheu. O nosso principal emissor da vizinhança, a Argentina, aumentou 15%. O Uruguai, com emissão de 228,5 mil turistas, saltou com 39% mais que em 2009; e o Chile pulou da 11ª para a 6ª posição (crescimento de 17%, com e 200,7 mil turistas).

Quando agrupados por continente, o número de turistas da América do Sul que visitaram o Brasil em 2010 cresceu 13,7% em relação ao ano anterior. Já o número de visitantes da América do Norte aumentou 5% e os europeus mantiveram o nível de ingressos, passando de 1,612 milhão para 1,614 milhão.

Esses dados atestam que os destinos nordestinos perderam os turistas europeus. Mário Moysés justifica o crescimento de visitantes sul-americanos em função da ampliação dos recursos em promoção do Brasil no exterior. No entanto, há quem afirme que a Embratur aplicou muito dinheiro em destinos sem potencial de emissão, com presenças em feiras em países do leste da Europa e na Rússia.

Os dados da Embratur indicam, ainda, que as unidades da federação por onde entraram mais turistas estrangeiros em 2010 foram São Paulo, com 2,009 milhões de turistas, Rio de Janeiro (925 mil) e Bahia (160 mil). Levando em conta a movimentação por via terrestre, os estados que receberam mais turistas foram o Paraná (695 mil) e o Rio Grande do Sul (559 mil).

Fonte: O POVO Online


Nenhum comentário: