sexta-feira, 29 de abril de 2011

Saneamento básico: tudo é difícil

Por que é difícil implantar projetos de saneamento básico nas cidades brasileiras? Aqui no Ceará, por mais esforço que o Governo do Estado empreenda - por meio da Cagece - no sentido de construir redes de esgotamento sanitário, por mais financiamento que a Caixa Econômica aprove para esses empreendimentos, mais dificuldades surgem, atrasando o serviço.

Aqui está um exemplo: há um ano, a Cagece licitou as obras de construção da rede de água e esgoto do Porto das Dunas - a área turística mais importantes da Grande Fortaleza, onde se localiza o Beach Park, maior parque aquático da América Latina, para o qual convergem, nos fins de semana, milhares de brasileiros e estrangeiros. Pois bem: até agora, essa obra, que tem tudo a ver com a saúde da população e com a Copa do Mundo de 2014, ainda não começou.

Primeiro, houve recursos judiciais da empresa perdedora; depois, surgiram exigências do BID, que é o organismo financiador do projeto, e tudo isso estancou o serviço. Resultado: o Porto das Dunas e seus habitantes continuam vivendo sobre fossas sépticas. Alguns equipamentos hoteleiros e condomínios construíram estações de tratamento para amenizar o problema, que só se resolverá, definitivamente, quando a rede de esgotos da Cagece, com sua grande ETA, estiver instalada. E há o caso das sub-bacias do rio Cocó, cuja rede de esgoto também não começou.

Fonte: Coluna Egidio Serpa/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: