sábado, 10 de novembro de 2007

Ainda sobre a decisão da localização do Centro de Feiras, na Washington Soares

Realmente estamos na "república do achismo urbano" nesta questão da localização do novo Centro Mutlifuncional de Eventos e Feiras do Ceará. Tudo acontece como se qualquer estudo técnico fosse tão somente é uma referencia complementar.

Há 75 anos que urbanistas(Desde 1931/ 32) de várias origens indicam que alguma ação deve ser feita de forma a requalificar a Área Central de Fortaleza e notadamente o contexto do Poço da Draga. Isto estava contido no Plano Nestor Figueredo(1933), no Plano Saboia Ribeiro(1947), no Plano Hélio Modesto(1964), no PLANDIRF(1969), no PDF/ Plano Diretor Físico(Em 1975).

Em 1995, na gestão do Prefeito Antonio Cambraia, coordenamos, através do Departamento de Arquitetura e Urbanismo/ UFC a ultima edição, já realizada, do Forum Adolfo Herbster, tendo como tema a "Requalificação da Área Central de Fortaleza". Para o mesmo foram convidados três grandes urbanistas brasileiros: Luiz Paulo Conde, que mais tarde foi Prefeito do Rio de Janeiro e Vice Governador; Cassio Taniguchi, oriundo da equipe de Jayme Lerner e mais tarde Prefeito de Curitiba e Luís Eduardo de Assis Lefevre/SP, que durante uma década e meia trabalhou na maior parte das operações urbanas consorciadas na cidade de São Paulo.

O diagnóstico dos três foi unanime: Fortaleza apesar de ser uma cidade de imensa frente atlântica se negava historicamente a esta apropriação, quando em todo o mundo as orlas centrais ou as frentes d'água ou "water fronts" estavam em plena ordem do dia e citavam-se vários exemplos: Baltimore, Toquio, Barcelona, Sidney, New York, San Francisco e outras situações. E que a requalificação do centro de Fortaleza passava pela decisão de reconquistar e redesenhar a orla marítima central, com enfase para a situação do Poço da Draga.
A partir desta indicação, foi composta uma equipe multidisciplinar, que convalidou a proposta de uma operação urbana, naquela situação, a Operação Urbana Consorciada Poço da Draga. Destino da proposta: engavetamento pela Administração Municipal.

Em 2001, foi promulgado o Estatuto da Cidade, que recomendava a realização de Operações Urbanas Consorciadas, como uma forma de reverter processo de esvaziamento e deterioração em áreas urbanas centrais. Em 2001, os estudos coordenados pela Price Waterhouse Coopers e ASTEF, feito pelos Arquitetos Liberal de Castro, Neudson Braga, Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, confirmam a mesma indicação, com o aporte do Urbanista Robert Cevero, da UCLA.

Mas como sempre existe um "sabido" a mais, nestas terras do Siarah, que sabe mais que qualquer pessoa, a discussão está hoje resumido a localização de um terreno disponível a "preço módico". Agora o "imbroglio" está feito e todos querem saber a origem dos "estudos atuais" que orientaram o Governador do Estado Cide Gomes a tomar esta decisão. Outra questão é saber a opinião do setor de planejamento municipal, que poderia orientar uma opinião da Srª Prefeita Municipal.

Nenhum comentário: