sexta-feira, 2 de novembro de 2007

O desenho do Parque Raquel de Queiroz


O desenho do Parque Rachel de Queiroz está vinculado três marcos conceituais: preservar os ecossistemas ambientais existentes¹, fortalecer a presença de vegetação, notadamente a de maior porte² e ampliar e facilitar o acesso da população a este novo contexto de espaços públicos e áreas de lazer³. E para isto serão consolidades 20 “portas principais” do Parque a partir das principais vias urbanas.
Um segundo ponto refere-se às parcerias que são necessárias à consolidação da idéia que integraliza a participação da população usuária e das instituições existentes na proximidade, compondo um corpo de “guardiões do Parque”. E das empresas e proprietários de algumas glebas que poderão adotar partes Parque, como ações de responsabilidade social.

Imagem de satélite retirada do do Google Earth para divulgação, do Bosque e Pólo de Lazer da Av. Sargento Herminio mostrando o adensamento existente de árvores de grande porte, que por si só demonstram o equívoco do titular da Secretaria Regional I/ SER III do Município de Fortaleza, em propor a retirada das mesmas para colocação de quadra poliesportiva.
A equipe deste blogspot insiste na tecla que uma autocrítica é necessária da parte da Administração Municipal e que uma trajetória pode ser composta. Esta nova trajetória passa obrigatóriamente pela implantação do Parque Rachel de Queiroz que vai de encontro à demanda de quase meio milhão de pessoas na Zona Oeste, que demanda espaços livres para lazer, fruição da natureza, práticas esportivas e ócio.

Nenhum comentário: