quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Os comentários do ex-Governador Lúcio Alcantara sobre o Centro de Convenções


As palavras agora são do ex-Governador Lúcio Alcantara, sobre a proposta do Governo do Estado para o Centro de Convenções de Fortaleza, em artigo do Diário do Nordeste de 13/11/2007.

Perplexidade. Não poderia ser outro o sentimento diante da decisão infeliz, anunciada pelo Governo do Estado, de construir o Centro de Eventos e Feiras na Avenida Washington Soares, onde já funciona o antigo Centro de Convenções. No blog que editamos, afirmei ser aquela uma solução pífia.

As conseqüências do equívoco merecerão no futuro próximo adjetivos bem mais fortes, caso insista o Governo em levar adiante uma decisão que já surge condenada pela consistência da cidade.O local escolhido jamais seria sequer cogitado, caso fosse o assunto tratado como deveria. A decisão não só ignora estudo profundo, contratado pelo Governo no passado, como irá provocar problemas incontornáveis no tráfego em área já congestionada. Não fosse o bastante, o local traz ainda enorme risco de dano ambiental para o ecossistema do Rio Cocó.

A Prefeitura de Fortaleza tem uma grave responsabilidade em relação à autorização para construir o empreendimento. É de esperar que, por coerência, a Prefeita se posicione, pois tem se revelado sensível ambientalista, invocando até mesmo a drástica medida de um plebiscito para cassar licença já concedida a um edifício comercial às margens do mesmo manancial.
A sociedade deve esperar que outras vozes se manifestem.

É sabido que o projeto inicial, com localização prevista para o Poço da Draga, foi gestado nos governos do PSDB, aliado do atual Governo, mas que deverá se posicionar sobre o assunto consoante suas convicções.Outros parceiros políticos do Governador deverão se posicionar com a mesma preocupação que sempre manifestaram tanto em relação à preservação do Cocó quanto aos transtornos de tráfego naquela avenida. A escolha é infeliz em si mesma.

Mas há algo ainda mais grave na forma como foi adotada, reveladora de uma preocupante tendência do atual Governo em optar por métodos autocráticos de decisão sobre questões com grande repercussão na sociedade.Aguardamos que tenha o Governo a boa inspiração de recuar na escolha, buscando outra opção, que traga, sem prejuízo do meio ambiente, o desenvolvimento e as oportunidades que todos almejam para o Ceará.* Artigo publicado no jornal Diário do Nordeste, em 13/11/07

Imagem Google Earth, utilizada unicamente como divulgação da região do atual Centro de Convenções, no centro da própria imagem, tendo ao fundo a área do Parque Estadual do Cocó, protegida por lei estadual e em procedimento de qualificação no SNUC/ Sistema Nacional de Unidades de Conservação/ Ministério do Meio Ambiente.

Com a palavra a Prefeitura Municipal de Fortaleza, que deveria responder as questões que todos tem colocado nos últimos dias, que trata da localização deste grande novo equipamento na cidade, dos impactos urbanos que o mesmo trará, do contraponto a estudos anteriores e da preservação do ambiente estuarino do Rio Cocó.

Nenhum comentário: