terça-feira, 13 de novembro de 2007

A frente atlantica que a Capital não quer ver


O arquiteto Romeu Duarte, crítico do projeto que leva em conta um aterro na Praia de Iracema, passa ao largo da decisão do Governo, mas sustenta a idéia de uma localização em áreas coladas ao Centro. No fundo, não muito diferente de uma das três possibilidades de localização proposta no projeto elaborado há mais de cinco anos.

O arquiteto José Sales faz outro histórico: "Em 1995, coordenei a ultima edição do Fórum Adolfo Herbster (bela invenção hoje esquecida). Convidamos três grandes urbanistas brasileiros: Luiz Paulo Conde, mais tarde prefeito do Rio, Cássio Taniguchi, depois prefeito de Curitiba, e Luís Eduardo de Assis Lefevre/SP. O diagnóstico unânime: apesar da imensa frente atlântica, Fortaleza se negava historicamente a esta apropriação qualificada e potencialmente renovadora. A conclusão foi que a requalificação do Centro passava pela decisão de reconquistar e redesenhar esta orla marítima central, com ênfase para o Poço da Draga".
Imagem aérea da Praia de Iracema, com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em destaque. Banco de Imagens Ibi Tupi. Fotografia José Sales. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: