quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

As diretrizes de discussão deste blog


Fortaleza, com seus quase 3 milhões de habitantes, é no presente, a quarta maior concentração urbana brasileira. Hoje, somos parte do seleto grupo das maiores cidades brasileiras, juntamente com São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Brasília.

Entretanto, um dos aspectos que mais nos destaca, além das dimensões urbana, ambiental, econômica, social e populacional, se refere a ausência de um Sistema de Planejamento e Gestão, que configura a nossa própria imperícia quanto a ordenar e estruturar o territoral municipal e assim planejar nosso futuro.

Somos a única grande cidade em todo o Brasil, no presente, que não possui um contexto de planejamento urbano e gestão, embora há 30 anos atrás, com a consolidação do IPLAM/ Instituto de Planejamento Municipal e instituição do Fórum Adolo Herbster para debates dos problemas urbanos, fóssemos considerados pioneiros e uma das principais referências nacionais.

Este blog surge, em meados de 2007, para debater a questão do meio ambiente e dos espaços públicos em Fortaleza e sua região metropolitana, como mote para discussão do futuro da cidade e deste aglomerado metropolitano quanto ao seu ordenamento e estruturação de acordo com uma pauta de desenvolvimento sustentável, que coloque como destaque a questão da proteção e preservação do meio ambiente no território municipal, assim como a preservação dos espaços públicos e orla marítima.
Imagem aérea de parte da orla municipal nas imediações do Porto do Mucuripe. Publicada originalmente no Inventário Ambiental dos Recursos Hídricos e Orla Marítima de Fortaleza 2002/2003. Fotografia de Daniel Roman. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: