Tais registros, tem sua referencia inicial no livro do Historiador Raimundo Girão Barroso, "Geografia Estética de Fortaleza"no capítulo "A tragédia portuária". Raimundo Girão que também Prefeito de Fortaleza, por três mandatos, recolheu informações valiosas sobre a situação em várias épocas. Além dos vários diagnósticos técnicos realizados.
De lá para cá, se registram mais de 10 propostas de recuperação para a orla de Fortaleza e posteriormente para a orla de Caucaia. Elaboradas por instituições de renome internacional, com base em diagnósticos e estudos científicos, que atestaram a origem da situação, como:
- INPH/ Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias, instituição federal de pesquisa, estudos e projetos de suporte ao Sistema Portuário Nacional, vinculada ao Ministério dos Transportes
- LABOMAR/ Instituto de Ciencias do Mar/ UFC
- ASTEF/ UFC e Departamento de Hidraúlica do Centro de Tecnoclogia
- DHI/ Danish Hydraulic Institute/ Dinamarca
- Laboratório Nacional de Engenharia Civil/ DHA/ Departamento de Hidráulica e Ambiente, uma das mais renomadas instituições públicas de Portugal e referencia internacional no ambito da investigação aplicada, em todo o mundo
- CONSULMAR Projectistas e Consultores/ Lisboa, a maior e mais tradicional empresa de projetos e consultoria em portos, proteção da costa e ambiente, da Península Ibérica, com atuação na Europa, África, Ásia e América do Sul
- HIDROMOD/ Lisboa, especializada em modelação de engenharia com destaque para modelação ambiental, hidrodinâmica, ondas, interacção ondas-correntes, correntes litorais e transporte de sedimentos.
No caso de Caucaia, à Oeste de Fortaleza, onde a destruição da orla também se registra, a própria Secretaria Nacional dos Portos, responsável pela CDC/ Companhia Docas do Ceará, reconheceu que o problema é consequencia da obras no Porto do Mucuripe e irá aplicar 98 milhões de reais na recuperação de 16 quilometros de orla, de Iparana ao Icaraí.
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