sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Copa é bom, Fortaleza está bem colocado

Para que Fortaleza seja — como tudo está a indicar — uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014, será necessário um bom banho de loja no estádio Castelão. E outro no estádio Presidente Vargas, que servirá para o treinamento das seleções que aqui jogarão. Isto é o básico. Porém, é preciso enxergar e entender a Copa 2014 como a grande chance que Fortaleza e sua população terão para enfrentar e resolver alguns dos seus antigos problemas.

O do transporte público é um deles, e o Metrofor surge como o mais essencial; a ampliação e melhora do sistema viário — com novas e largas avenidas de bom pavimento — é outro; a varrição das ruas da cidade, que quase não existe, é mais um; o uso correto do espaço público pelo público e não pelo privado, como agora, é mais outro a ser resolvido.

Até 2014, missões da FIFA virão aqui para ver como vão as providências dos governos estadual e municipal. Elas também examinarão a situação das escolas e a qualidade do ensino. A FIFA entende que, além de grande torneio futebolístico, a Copa é um momento de mudança para o País-sede dos seus jogos. É esse o legado da Copa para quem a promove — o sistema de transporte da Alemanha, que já era ótimo, ficou melhor ainda depois da Copa de 2006. Resumindo: será bom modernizar o Castelão para 2014, mas será excelente se melhorarmos, antes, a cidade de Fortaleza e a vida do seu povo.

Da coluna EGIDIO SERPA do jornal DIARIO DO NORDESTE. Reprodução unicamente para divulgação. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: