terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Maré alta muda a rotina da Beira Mar

Segundo a Funceme, o período do ano e a lua cheia são os principais fatores que elevam o nível do mar em Fortaleza. De acordo com o gerente do Departamento de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), David Ferran, esta foi uma das marés com maior amplitude do ano. Apesar disso, a força do mar não chegou a provocar incidentes.

Segundo ele, o período do ano e a lua cheia são os principais fatores para que a maré alta tenha alcançado o nível de ontem. ‘‘Mas a altura dela varia de região para região. Em São Luís (Maranhão), por exemplo, a maré alta chega a sete metros’’, explica David Ferran.A expectativa é de que as marés altas continuem alcançando alturas pouco superiores a três metros até a tarde de hoje. Nos dias seguintes, no entanto, a tendência é que as amplitudes diminuam.

Na área próxima ao espigão onde se inicia a Avenida Beira-Mar, as águas batiam fortemente contra as pedras, formando nuvens de espuma branca. Pouco sobrou da faixa de areia. Ondas de até dois metros invadiram parte do calçadão em alguns trechos e chegavam a banhar o asfalto, molhando carros e coopistas. Algumas pessoas chegavam a se arriscar andando fora da calçada. Já os turistas aproveitaram para fotografar o fenômeno como mais uma lembrança da viagem.

Reportagem do jornal Diário do Nordeste de hoje, 10 de fevereiro de 2009. Reproduzida unicamente para divulgação. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: