quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Proposta quer aumentar a praia na Avenida Beira Mar

Freqüentadores do local lutam para que a areia da dragagem do Porto do Mucuripe seja aproveitada na obra. Um grupo de pessoas que freqüenta a Avenida Beira-Mar está se mobilizando para tornar realidade uma idéia que pode melhorar o aproveitamento do local: aumentar a faixa de praia através da transferência de areia, como foi feito no aterro da Praia de Iracema.

Uma obra que, segundo eles, não seria cara e poderia recuperar parte da orla marítima, que vem perdendo espaço por conta do avanço do mar nas últimas décadas e da ocupação de desordenada do local por barracas de praia e outros empreendimentos comerciais.Em um ofício enviado no dia 16 de abril de 2007 à Secretaria Executiva Regional (SER) II, o coordenador da ONG Amigos da Beira-Mar, Tadashi Enomoto, pede uma série de medidas para melhorar a circulação de quem faz caminhada ali.

Uma delas é a ampliação da faixa de praia da Beira-Mar em 200 metros de largura, num trecho compreendido entre a Avenida Rui Barbosa e as imediações da Praça dos Estressados. Cita como exemplo a realização de intervenções do similares em cidades litorâneas como Rio de Janeiro, Barcelona (Espanha) e Miami (EUA).‘‘Todo mundo sabe da importância que o aterro da Praia de Iracema tem hoje para a realização de shows na cidade. O que nós queremos é uma área de praia maior, até para impedir que as ondas cheguem aos prédios’’, diz o coordenador da Amigos da Beira-Mar.

Para realizar esta obra, o ofício sugere a utilização da areia que será retirada nas obras de aprofundamento do canal de acesso do Porto do Mucuripe. A proposta é que, além de aumentar a área dos banhistas, também sejam feita obras de infra-estrutura no local, como aumento do calçadão, quadra de esporte e área de recreação. Mas, segundo Tadashi Enomoto, até hoje não houve resposta em relação ao ofício enviado à Secretaria Regional II.

‘‘Estamos reunindo especialistas, pessoas que também costumam caminhar no calçadão, para apoiar esse projeto e mostrar que dá para ser feito. Nossa orla marítima encontra-se estrangulada pela ocupação indevida. Enquanto isso, a areia toda vai ser desperdiçada, quando poderia ser utilizada para ampliar a praia e equipá-la. Seria um ganho não apenas para a população como também para os turistas que nos visitam e ganhariam mais espaços de diversão’’, argumenta.

Reportagem especial de Karoline Viana, publicada no Jornal Diário do Nordeste, de hoje. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: