terça-feira, 21 de julho de 2009

Em Caucaia, Santo da Casa não faz milagre ²

O Projeto de Requalificação Urbanística e Ambiental da Orla Marítima de Caucaia foi selecionado como um dos principais projetos estruturantes daquele município quando da realização do PDDU CAUCAIA/ Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano elaborado sob coordenação conjunta da própria Prefeitura de Caucaia e da SDU/ Secretaria do Desenvolvimento Urbano, hoje sucedida pela Secretaria das Cidades, em 1998/ 99, pelo Consórcio Sismet Brasil/ PPAU.

Na época, este Plano que definia as diretrizes e estratégias de desenvolvimento para Caucaia, dentro de um horizonte de 15 anos, foi coordenado pelo Professor/ Arquiteto José Sales/ UFC e contou com a participação do Professor/Economista Roberto Smith, hoje Presidente do BNB. Posteriomente a este, foi realizado o PLANO CIPP/ Plano de Estruturação da Área de Influencia do CIPP/ Complexo Industrial Portuário do Pecém, pelo Consórcio PPAU/ Fausto Nilo, sob a coordenação também do Professor/ Arquiteto José Sales/ UFC e dos Arquitetos Fausto Nilo e Airton Montenegro.

Mas como Santo da Casa não faz mesmo milagre em Caucaia, podemos até imaginar que não será desta vez que Caucaia entrará na rota correta de um modelo de desenvolvimento urbano e ambiental sustentável. Em todo caso, recomendaríamos a leitura e o estudo de ambos este documentos por quem administra Caucaia no presente. Convém colocar o município na rota das diretrizes e estratégias de desenvolvimento propugandas para aquele município que é a sede da segunda cidade do Ceará. Reinventar a roda do planejamento da gestão urbana não é uma idéia para o momento administrativo.

Um comentário:

José Sales disse...

Apesar de Caucaia possuir o IMAC/ Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, o mesmo continua sem opinar em absolutamente nada nas questões ambientais municipais. As indagações que restam se referem a perguntar: onde está a Revisão do Plano Diretor Municipal de Caucaia, prometida por esta administração municipal? Ou este roteiro está ainda engavetado em algum fundo de sala, por lá? Alguém pode explicar mais detalhadamente algo sobre isto.