sexta-feira, 10 de julho de 2009

Proteção contra o avanço do mar, na Holanda


Os holandeses, mais do que qualquer povo no mundo, têm porque se preocupar com o aumento dos oceanos por conta do aquecimento global. Cerca de 50% do território onde vivem está abaixo do nível do mar. Durante a década de 90, o governo da Holanda implementou um ambicioso programa chamado Plano Delta, no qual diques e barreiras foram construídos para evitar enchentes na região de Rotterdam, Haia e outras cidades da região conhecida como Zuid-Holand.

O maior investimento foi concentrado na Barreira Maeslant, um sofisticado projeto que criou um sistema computadorizado que controla duas gigantescas comportas no Canal de Rotterdam. Toda vez que o mar eleva-se três metros, o computador ordena o fechamento da barreira. As paredes afundam quando chegam ao centro do canal, como mostra a animaçao abaixo. O sistema foi projetado para impedir uma elevação no nível do mar de até cinco metros, o que prevê as piores situações causadas pelas mudanças climáticas. O gasto foi de 600 milhões de euros (mais de 1,6 bilhão de reais) e até agora a barreira só foi acionada uma vez, durante uma tormenta em 2007.

A reportagem de O Eco esteve em Rotterdam no dia 3 de julho para conhecer a Barreira Maeslant. A estrutura é imponente: os braços de aço medem 210 metros e cada comporta tem 32 metros de comprimento e 22 metros de altura. Com o temor de que a mudança do clima torne tormentas mais frequentes, cidades como Veneza e Nova Orleans estão vendo a Maeslant como um exemplo a ser seguido. Nos próximos anos, novas barreiras como essa devem ser construídas.

Reportagem de Gustavo Faleiros para O ECO. Vale a pena conferir http://www.oeco.com.br/ Imagem da Barreira Maeslant. Fotografia Dirk.Jan do portal Flickr.

Nenhum comentário: