quarta-feira, 29 de julho de 2009

Ruas e praças do Centro voltam a ficar sujas

Nem deu tempo para a praça General Tibúrcio, mais conhecida como Praça dos Leões, ficar com o cheiro da limpeza. Na manhã de ontem, após o bom “banho” que a praça tomou no domingo, o mau cheiro dos detritos deixados no local, durante a noite, já era sentido por quem passava. “O pessoal faz a praça de banheiro”, reclama o vendedor de livro Sérgio Augusto Rodrigues, 37.

Além do mau cheiro, copos descartáveis, garrafas plásticas, papéis e pontas de cigarro jogados no chão ajudavam a compor o quadro de sujeira. O “banho” na Praça dos Leões foi o último da ação de limpeza do Centro aos domingos, durante o mês de julho.

A iniciativa envolveu, além da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), a Agência Reguladora de Fortaleza e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano. A ação iniciou no último dia 5, com a lavagem do calçadão do Theatro José de Alencar. Mas, nos locais que foram limpos, a sujeira permanece. Ontem, após uma semana do “banho”, a Praça do Ferreira também estava suja, apesar das várias lixeiras de concreto, espalhadas pelo local.

A situação era pior na fonte, onde se acumulam, todos os dias, papéis, copinhos, canudos, latinhas e sacos plásticos. O local também vem sendo utilizado como banheiro, o que deixa um intenso mau cheiro. De acordo com o administrador da praça, Cícero Bento de Morais, além das pessoas jogarem lixo diretamente na fonte, o vento leva a sujeira, deixada no chão, até o local, o que piora a situação.

O gerente setorial da Emlurb, Eduardo Azevedo, explica que a limpeza é feita diariamente, nos três turnos, mas o lixo sempre volta. “É uma falta de educação muito grande. O povo só sabe sujar e criticar”, diz. Segundo ele, só na Praça do Ferreira, são retirados cerca de 40 sacos de lixo durante o dia. A situação se repete em outras ruas.

No quarteirão da rua Guilherme Rocha, entre a Praça do Ferreira e a rua Barão do Rio Branco, apesar das duas lixeiras, um grande número de papéis foi encontrado no chão. Na rua Liberato Barroso papéis, pontas de cigarro, copos, garrafas descartáveis e saquinhos de pipocas tomavam conta das valas. A limpeza das duas ruas foi realizada há duas semanas, no último dia 12.

Fonte Matéria de Gabriela Meneses, especial para O POVO.

Nenhum comentário: