quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Aeroporto: Camocim, Granja ou Jeri?

Com a faca nos dentes, o arquiteto José Sales Costa Filho pede espaço para dizer: "Há uma mania de esquecimento compulsório" no Ceará que é de certa forma assustadora. A cada nova gestão, tenta-se ´reinventar a roda´, como se isso fosse a maior novidade de todos os tempos. Observe-se o caso da demanda por um aeroporto em Camocim ou em suas imediações: trata-se de uma situação diagnosticada há 10 anos. Esse aeroporto teria a dupla função de atender ao turismo e às demandas de logística de carga da floricultura cearense.

Nessa trajetória, um grupo privado de capital italiano e suíço - o Marilha - dono do Boa Vista Resort, em Camocim, encomendou, pagou e aprovou junto aos organismo licenciadores um plano e um projeto de um novo aeroporto regional em Parazinho, no município de Granja, tudo feito por especialistas e conforme os rigores técnicos internacionais. Seu Plano Diretor - aprovado pelo DAC, pela INFRAERO e pelo Governo do Estado - foi coordenado pelo Brigadeiro Adyr Silva, especialista no tema, ex-presidente da própria INFRAERO.

Estranhamente faz-se, agora, silencio sobre esta proposição, que pretendia reposicionar um aeroporto naquela região sem cometer os mesmos erros de localização do Aeroporto de Camocim, situado em área povoada e de difícil expansão." Pergunta-se: se já havia esse projeto prontinho, por que o Governo do Estado gastará dinheiro no Aeroporto de Jeri?

Fonte: Coluna Egidio Serpa/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: