domingo, 24 de janeiro de 2010

Urbanização nas favelas

No Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, a exposição “Redesenhando a cidade informal” destaca projetos de melhoria urbana que foram implantados em favelas de sete cidades latino-americanas, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo. A mostra fica em exibição começou em Junho
2009/ em São Paulo.

Os professores da Escola de Graduação em Design, da Universidade de Harvard, John Beardsley e Christian Werthmann selecionaram alguns projetos de intervenção urbana, aplicados em favelas de sete cidades da América Latina – São Paulo, Rio de Janeiro, Cidade do México, Tijuana, Caracas, Bogotá e Buenos Aires –, para compor uma mostra cultural de exibição mundial.

O resultado pode ser conferido até o dia 28 de junho na exposição “Redesenhando a Cidade Informal”, que depois de passar por Boston e pela capital da Argentina está em exibição no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. A mostra, que em inglês recebeu o nome de “Dirty Work”, conta com grandes painéis, compostos por croquis, fotos, mapas e textos, que pretendem narrar toda a história de cada um dos projetos de urbanização expostos, desde suas ideias iniciais até as fases finais do processo.

Entre as iniciativas selecionadas, que pretendiam melhorar as condições de moradia informal das favelas, destaca-se o trabalho realizado no Parque Amélia, localizado na Zona Sul de São Paulo, próximo a represa do Guarapiranga. Ao todo, o projeto – de autoria do arquiteto e urbanista João Walter Toscano – beneficiou 736 famílias, a partir da construção de uma praça com espaço para a prática de esportes e, ainda, da realização de obras que levaram, à comunidade, água encanada, esgoto, drenagem e pavimentação.

Depois de passar por São Paulo, “Redesenhando a Cidade Informal” ficará em exposição na cidade do Rio de Janeiro, a partir de outubro. Exposição “Redesenhando a Cidade Informal” Data: até o dia 28 de junho Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h Local: Museu da Casa Brasileira Endereço: Av. Faria Lima, nº 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo/SP Mais informações no site do Museu ou pelo telefone (11) 3032-3727

Nenhum comentário: