domingo, 31 de janeiro de 2010

Serviluz diz não ao Estaleiro, mais uma vez

Em Carta Aberta à população, organizações populares do bairro Serviluz repudiam a instalação do estaleiro no local. Elas temem a destruição, ou descaracterização, da praia do Titanzinho. A argumentação das organizações se baseia na opinião de ambientalistas que afirmam que haverá impactos ambientais não só no local da instalação do estaleiro, mas em toda a orla de Fortaleza.

Quanto aos impactos sociais, as organizações lembram a remoção de famílias, as consequências para as práticas esportivas e culturais e a destruição da identidade e dos laços comunitários, "inclusive porque o governo aposta na divisão e no confronto na comunidade para fazer valer sua vontade", afirma a Carta.As organizações ainda sustentam que faz tempo que pedem melhorias para o bairro.

Mas só agora ""o Governador diz que se tiver o estaleiro investirá em saneamento básico, trabalho e esporte. Será que o governador não conhecia as carências do bairro ou será que ele está querendo nos chantagear e dizer que só investe se aceitarmos o estaleiro?".

O Governador já sinalizou que deve investir no estaleiro, comandado por uma empresa privada, em torno de R$ 60 milhões em infraestrutura. Para as organizações do Serviluz, "bastava ele investir os R$ 60 milhões que vai doar à PJMR (uma empresa privada) em infra-estrutura urbana e social que seria uma verdadeira revolução de melhorias no bairro".

A Carta reafirma a situação do Serviluz como Zona Especial de Interesse Social. E que o Plano Diretor define o bairro como área prioritária para investimento em regularização fundiária e infraestrutura. Por isso, exigem o cumprimento da lei. "Estamos prontos para lutar pelo Serviluz que queremos".

Assinam a Carta a Escolinha Beneficente de Surf do Titanzinho, a Escola de Surf Aloha, Titanzinho Surf Clube, Associação dos Moradores do Serviluz, Associação Comunitária Vila Mar, Associação Comunitária dos Moradores do Titanzinho, Associação dos Moradores do Farol do Mucuripe & Asmofam, Associação Beneficente Povo de Deus Casa de Nazaré, ONG Serviluz Sem Fronteiras e Movimento dos Conselhos Populares - MCP Serviluz.

Fonte: Coluna ECOLOGIA/ Jornal O POVO, neste domingo 31/ 01/ 2010

Nenhum comentário: