segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Tragédia anunciada ²

Desde o inicio da década de 70, isto é, há quase quarenta que o Litoral Sul do Rio de Janeiro e o Litoral Norte de São Paulo - entre Angra dos Reis, São Sebastião e Ubatuba - onde a própria escarpa da Serra do Mar encontra o próprio Oceano Atlantico e daí a sua grande fragilidade ambiental, que sucessivamente se permite a ocupação desta porção de território de beleza impar.

A implantação da Rodovia Rio - Santos, ainda na década de 70, nas fraldas da serra, periodicamente sujeita a desabamentos foi o coroamento institucional desta trajetória. Daí surgiram as centenas de condominios e as ocupações indevidas geometriacamente crescentes em Angra, Paraty, São Sebastíão e Ubataba. E em todos estes anos sem exceção existem deslizamentos das encostas ao mar.

O "Decreto Luciano Hulk" assinado pelo Governador Sérgio Cabral foi o coroamento desta rotina de ocupação predatória /insana que chega as ação criminosa, de quem permite, autoriza e licencia a ocupação e de quem comete a ocupação. que atenta contra a vida de si próprio.

Nenhum comentário: