segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Reforma da orla não ficará pronta no tempo previsto


A promessa da Prefeitura de Fortaleza era de concluir as obras integrantes do projeto Orla Marítima até o final da gestão Luizianne Lins, em dezembro de 2012, preparando a cidade para a Copa de 2014. No entanto, devido a amplitude dos trabalhos - são 34 quilômetros de reurbanização e requalificação de praias, da Barra do Ceará a Sabiaguaba -, somada aos inúmeros problemas na captação dos U$ 100 milhões previstos e na liberação de parcelas desse dinheiro, a gestão municipal é levada a reconhecer que não poderá dar um passo maior que as pernas. Com isso, afirma o coordenador do Projeto Orla e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Raimundo Félix, a conclusão total das obras ficará para a próxima administração.

"Vamos correr para terminar os trabalhos da Vila do Mar, Praia de Iracema e Beira-Mar; cerca de 70% do total".As intervenções na Praia do Futuro, por exemplo, quando muito, terão consensos acordados entre Prefeitura, comunidade e empresários da área. "Talvez, esse projeto nem fique pronto até 2014, devido aos entraves enfrentados", disse.

O Projeto Orla é uma iniciativa do Governo Federal através dos MMA/ Ministério do Meio Ambiente e do Planejamento, Orçamento e Gestão que visa disciplinar e rguelarizar orla marítimas urbanas. Fortaleza é um dos municípios brasileiros a promover o disciplinamento de usos de sua orla de forma coordenada com os mais diferentes interesses políticos, sociais, econômicos e ambientais, se acordo com o enunciado do projeto.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: