Lideranças políticas e comunitárias da cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza vão promover neste sábado um ato de protesto contra a paralisação dos trens no trecho Parangaba/Maracanaú/Pacatuba da Linha Sul, anunciada nesta semana pela direção do Metrofor. O ato ocorrerá a partir das 16 horas, na Estação do Maracanaú, próximo à Igreja de São José. O trecho ficará sem funcionar até o início das operações do Metro. A única opção para os usuários será pagar mais caro pelas passagens de ônibus. Cerca de 300 mil pessoas na Região Metropolitana utilizam anualmente o trem como alternativa de transporte.
Nota da postagem:
A primeira versão do Sistema METROFOR é de 1986, há 24 anos passados, e propunha a modernização do sistema de trens de subúrbio de Fortaleza, com a inclusão de uma articulação central entre as Linhas Tronco Norte e Tronco Sul através de um elevado que passava pelo "miolo" das quadras centrais e alcançava o Pátio João Felipe, que deveria ser integralmente requalificado urbanísticamente, permitir aberturas viárias entre o centro e a orla - Av. Tristão Gonçalves/ Av. Imperador/ Rua Padre Mororó e Av. Filomento Gomes - e também transformado em um grande parque central da cidade de Fortaleza, validando a recuperação das edificações históiricas ali existentes - Estação Ferroviária João Felipe, Galpões Ferroviários, Casa do Agente, Residencias dos Engenheiros Ferroviários(Hoje demolidas) em um grande complexo cultural para a cidade de Fortaleza.
A segunda versão do projeto, concebida em 1988, há 22 anos atrás, substituia o elevado por um túnel metroviário, com o mesmo traçado de articulação entre a Linha Tronco Norte e Tronco Sul, definindo as grandes estações centrais em substerraneo - Benfica/ São Benedito/ Lagoinha/ Padre Mororó. Mantendo-se entretanto os requisitos urbanísticos anteriormente propostos além da requalificação urbanística da todo o traçado as Avenidas Carpinima, Tristão Gonçalves e Tenente Lisboa. A segunda versão prevalece só que com esquecimento de todas as recomendações de requalificação urbana que ela propugnava. O mesmo deveria ocorrer nas áreas centrais dos bairros mais importantes do trajeto e principalmente nas sedes urbanas de Maracanaú e Caucaia, onde também deveria haver requisitos especiais de requalificação urbanistica e ambiental.
Infelizmente quase todas as recomendações propostas de inserção urbanística do Sistema Metrofor no tecido central que envolviam a requalificação urbanística e ambiental, a integração e transformação de usos do próprio pátio ferroviário, o resgate de um conjunto de edificações históricas para outros fins e a abertura da área central ao mar, um pleito já histórico da cidade de Fortaleza, foram perdidas, por falta de sensibilidade da gestão, durante todos estes anos, que continuam entendendo um sistema de transporte urbano como uma mera modernização de um sistema de subúrbios. No casos de Maracanaú e Caucaia, as proposições também foram integralmente esquecidas.
sábado, 9 de janeiro de 2010
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