quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Gestão Ambiental: uma proposta DN


A página de Gestão Ambiental começou a circular no dia 19 de dezembro de 2004, na contracapa do caderno de Negócios, do jornal DIARIO DO NORDESTE, inicialmente aos domingos. Posteriormente foi transferida para as quartas-feiras, ganhando maior visibilidade no ambiente de trabalho.

Ainda em 2005, a experiência mereceu destaque durante o I Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, realizado na cidade de Santos, em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de outubro.O foco positivo e propositivo abriu espaço principalmente para experiências no campo da responsabilidade socioambiental empresarial, coincidindo com o momento de ´acordar´ para os problemas ambientais, sobretudo após a divulgação das últimas avaliações realizadas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC).

Além de práticas socioambientais e produtos ecologicamente corretos, principalmente em datas específicas, como o Dia Mundial do Meio Ambiente, são promovidas reflexões sobre temas ambientais ligados ao setor produtivo, como aquecimento global, consumo sustentável e outros.

Já foram produzidas três séries de reportagens especiais. A primeira, em 2006, sobre reciclagem de alumínio, obteve o primeiro lugar no Prêmio João Valiante de Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (Abal), em São Paulo. A segunda, publicada no segundo semestre de 2007, sobre construções sustentáveis está na final do V Prêmio Abecip de Jornalismo. A terceira, publicada em fevereiro deste ano, fez um alerta sobre a insustentabilidade do crescimento imobiliário no Maciço de Baturité.

Em agosto, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPE) e a Prefeitura de Guaramiranga assinaram, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para combater o avanço da especulação imobiliária no município. Após outro TAC, assinado pelo MPE e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), foram suspensos os licenciamentos ambientais de novos empreendimentos multifamiliares, vilas residenciais e loteamentos e restrita a emissão de licenças para segundas residências e empreendimentos para hospedagem.

Com esse tipo de abordagem, consistente e diversificado, das questões ambientais voltadas ao setor produtivo, a página de Gestão Ambiental se consolidou e firmou seu espaço no jornal, apresentando agora um caderno que faz um balanço do setor no Estado do Ceará.

Retirado do Portal DN/ Diário do Nordeste. Reproduzido unicamente para divulgação. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: