domingo, 21 de dezembro de 2008

Contexto e proteção ambiental em Fortaleza



O contexto ambiental natural de Fortaleza tem características semelhantes ao que ocorre em todo o litoral do Nordeste brasileiro. o clima é ameno, com temperatura anual média de 26º C. A vegetação predominante, por conta da situação litoranea é de mangue de restinga, tendo o Parque Estadual do Cocó, como maior área verde da cidade. Além desta situação existem também manguezais junto aos estuários do Rio Ceará e Rio Pacoti. O relevo tem altitude média de 15 metros acima do nível do mar, característica de uma planície dunar e o maior rio, no território municipal, é o Rio Coco.

A instituição que tem competencia para promover e executar a política municipal de meio ambiente, assim como o controle urbano em toda a cidade, além de autorizar o licenciamento ambiental é a SEMAM/ Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano. No ambito das interfaces intermunicipais, os atributos são da SEMACE/ Superintendencia Estadual do Meio Ambiente.
Imagem do mangue do Rio Cocó, nas imediações da Av. Sebastião Abreu. Arquivo de imagens Ibi Tupi. Fotografia de José Sales. Direitos autorais reservados

Nenhum comentário: