sábado, 6 de dezembro de 2008

Um roteiro à qualificação da cidade contemporanea


Há bem poucos dias esteve entre nós, em Fortaleza, o Arquiteto Jaime Lerner, para uma palestra sobre o papel proativo do urbanismo na solução das crescentes demandas de requalificação, ordenamento e estruturação de nossas grandes cidades, notadamente de suas áreas centrais hoje esvaziadas de uma das funções urbanas mais relevantes, que é a moradia.

Lerner é hoje um dos grandes nomes do Urbanismo em todo o mundo. Detentor de uma trajetória notável, iniciada na década de 60 com seus trabalhos em Curitiba, que transformaram aquela cidade em um exemplo de intervenções qualificadas, inclui ainda sua passagem pela administração pública como Prefeito de Curitiba e Governador do Estado do Paraná e, suas experiências internacionais mais recentes.

Em seu discurso, o conferencista demonstrou claramente as vantagens e oportunidades da requalificação urbana na cidade contemporânea, independente de suas dimensões e complexidade. Discorreu sobre a demanda de um sistema de transportes público eficiente, que priorize a intermodalidade e a acessibilidade plena à maioria da população. Realçou o papel das Universidades como instituições de requalificação e animação das áreas centrais, um exemplo que poderia avaliado pelas Universidades locais e lembrou as novas regulamentações contidas no Estatuto da Cidade quanto às Operações Urbanas Consorciadas. Neste tópico, conclamou a iniciativa privada a participar de forma mais efetiva. Por fim valorizou um conceito de intervenção denominado como "acupuntura urbana" mostrando como certas intervenções estruturantes recuperam efetivamente "áreas podres" de nossas cidades.

Expondo um impressionante repertório de soluções aplicadas: calhas exclusivas de transporte coletivo, sistemas de parques urbanos, intervenções em áreas centrais, valorização do espaço público, Lerner e sua equipe realçou exemplos que poderíamos até replicar em nossas cidades, desde que avaliássemos corretamente a realidade local e algumas boas realizações já implantadas entre nós como: a recuperação da Margem Esquerda do Rio Acaraú, em Sobral, a implantação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema e a transformação das edificações e Pátio Central da RFFSA, em Centro Cultural do Araripe, no Crato.

Não mais que quarenta pessoas formavam a platéia naquele evento no Auditório do CDL, ao lado do nosso maltratado Parque Pajeú, uma pioneira experiência de requalificação urbana do início dos anos 70.Uma platéia, em número, bem menor que as mais de duas mil pessoas que compareceram a palestra de igual teor, do próprio Jaime Lerner, há alguns anos atrás, no auditório principal da Universidade Pompei Fabri, no centro de Barcelona.

Demonstrando que este limitado interesse local, aliado ao tímido registro dado na imprensa à presença de Jaime Lerner, devem ser entendidos que resta ainda um caminho bem longo a ser percorrido por nós todos: sociedade, gestores públicos, empresariado local, formadoras de opinião, quanto a entender que um dos maiores requerimentos do presente está vinculado às novas iniciativas de releitura e estruturação do espaço urbano, dotação de infraestrutura e renovação de setores da cidade, que tanto podem acrescentar dinamismo à economia local como contribuir para a construção de uma visão de futuro adequada à melhoria da qualidade de vida urbana e fortalecimento da cidadania e que nós, arquitetos e urbanistas estamos preparados para formular estes conteúdos.

Prof. José Sales Costa Fº/ Curso de Arquitetura e Urbanismo/ UFC
Publicado no Jornal O POVO, na Seção Opinião em 06/12/2008, sob o tema Engenharia, Arquitetura e Desenvolvimento, em comemoração do Dia do Engenheiro e do Arquiteto, 08 de Dezembro de 2008.

Nenhum comentário: