quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Instituto de Cultura e Arte. PICI, o Plano B

Mudança de rota. Depois de tentar instalar a sede do Instituto de Cultura e Arte (ICA) no Algadiço Novo, o reitor da Universidade Federal do Ceará escolhe novo endereço para o equipamento: o Campus do Pici.

Fim de caso. A sede do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) já tem endereço certo. Depois da polêmica em torno do projeto que previa sua instalação no Sítio Alagadiço Novo, onde fica a Casa José de Alencar, a reitoria da UFC recuou e sacou o “Plano B” que mantinha na gaveta.

O novo equipamento irá para o Campus do Pici. A decisão foi tomada esta semana e discutida com os coordenadores do Pici, em reunião na tarde da última terça-feira, conforme O POVO apurou. O motivo da mudança de planos foi a demora da presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em responder ao pedido de autorização da UFC em construir a sede do ICA no Alagadiço Novo.

O fator determinante para a transferência da sede do projeto foi a exigüidade de prazo a ser cumprido junto ao Ministério da Educação (MEC). A UFC tem até o dia 16 deste mês para apresentar oficialmente ao MEC o local da obra, orçada em R$ 13,5 milhões. Caso contrário, ela terá que devolver à União uma parcela de R$ 7 milhões, já liberada para a construção de novas unidades acadêmicas. Como até agora não tem nem o “aprovo” nem o “desaprovo” do Iphan nacional, a UFC preferiu não arriscar.

Nenhum comentário: