terça-feira, 21 de abril de 2009

Aumento de áreas de proteção da Caatinga

Promover a convivência sustentável e a preservação de um bioma único no mundo, mas constantemente ameaçado pelo risco de desertificação. Esta é a meta da Semana Estadual da Caatinga, que acontece entre os dias 22 e 28 de abril. O evento é uma parceria entre o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), a Assembléia Legislativa do Estado e o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga.

A programação prevê eventos na Capital e em cinco municípios: Tauá (dia 22), Quixeramobim (dia 23), Crateús (dia 24), General Sampaio (dia 25) e Sobral (dia 27). O final do evento, que ocorre no Dia Estadual da Caatinga, o plenário da Assembléia Legislativa do Ceará receberá palestras e exposições, além de ser promovida a entrega da Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa.

Segundo a presidente do Conpam, Tereza Farias, o diferencial da edição deste ano é a participação de entidades governamentais e da sociedade civil de todo o Estado. “Esperamos que este encontro sirva para que, em parceria com a sociedade civil, possamos implementar políticas públicas descentralizadas e incentivar a proteção do bioma”.

Na próxima quarta-feira, será inaugurado em Tauá o escritório do Projeto Mata Branca, que dará suporte ao trabalho desenvolvido por técnicos do governo e sociedade civil. O projeto vai atuar inicialmente em seis municípios da Região dos Inhamuns, onde se busca junto ao homem do campo a convivência sustentável com o semi-árido e a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural.

Matéria especial do Caderno Regional do Diário do Nordeste sobre a Semana da Caatinga.

Nenhum comentário: