terça-feira, 21 de abril de 2009

Semana da Caatinga

Consta ainda da programação a distribuição de mil mudas de plantas nativas da região, palestras e assinatura de convênio entre o Conpam e a Prefeitura Municipal de General Sampaio de doação de equipamentos a serem usados pelas brigadas em caso de incêndios, naquela cidade. Em Crateús, além da distribuição e plantio de mudas nas escolas e no 40º Batalhão da Infantaria e do curso de multiplicadores em Educação Ambiental, haverá também a reunião do Pacto Ambiental dos Inhamuns e Sertão de Crateús, seguida da palestra e exposição “O Surpreendente Mundo da Caatinga”.

A semana será encerrada, no dia 28 de abril, no Dia Nacional da Caatinga, na Assembléia Legislativa do Ceará. A solenidade será aberta com a apresentação dos sanfoneiros Ítalo e Renno. Em seguida, a presidente do Conpam fará exposição sobre o Projeto Mata Branca e entregará a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa, instituída pelo decreto governamental de nº 27.781, de 26 de abril de 2005, a um agricultor escolhido pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga que tenha uma experiência bem sucedida com o convívio sustentável do bioma.Haverá também homenagem aos idealizadores do Projeto Pingo D’Água, lançado no município de Quixeramobim, que este ano completa uma década em execução.

Durante o encerramento da Semana, também será apresentada, pela procuradora do Patrimônio e Meio Ambiente do Estado, Lúcia Teixeira, mensagem de lei para a criação do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Seuc). O objetivo do sistema é promover a gestão e a fiscalização integradas das reservas federais, estaduais, municipais e particulares existentes no Ceará.De acordo com Tereza Farias, outra meta importante para a conservação da Caatinga será o aumento do percentual de áreas tanto de proteção integral quanto de uso sustentável no Estado. A expectativa é que projetos como Mata Branca e outras iniciativas nos municípios elevem a extensão dessas áreas em 8% num prazo de cinco anos.

Matéria especial do Caderno Regional do Diário do Nordeste. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: