terça-feira, 14 de abril de 2009

Lagoa do Porangabussu é reurbanizada

As obras de reurbanização da Lagoa de Porangabuçu terminaram de pois de quase seis depois de iniciadas. Cerca de 1,8 mil ligações clandestinas de esgoto foram fechadas. Também foram construídos equipamentos de esporte e lazer. Mas o vandalismo já ameaça os espaços antes mesmo da inauguração.

Um espaço urbanizado, com áreas para esporte, lazer e convívio social. A Lagoa de Porangabuçu passou por uma série de obras e, aos poucos, vai apagando o passado de poluição e abandono. De acordo com a Secretaria Executiva Regional (SER) III, 1.812 ligações clandestinas de esgoto escoadas no manancial foram fechadas. Houve ainda a limpeza do corpo hídrico.

O Município desembolsou R$ 780 mil e construiu também três quadras poliesportivas, anfiteatro, pista de skate, quiosques e playground. Os equipamentos, porém, são alvos de vandalismo antes mesmo da inauguração oficial. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), a lagoa ainda é imprópria. O Distrito de Meio Ambiente da Regional III aponta que a classificação é resultado da poluição ocasionada pelos esgotos irregulares.

O chefe do setor, Arquiteto Tarcísio Prata, explica que casas, pontos comerciais e condomínios dos bairros Rodolfo Teófilo, Parquelândia, Amadeu Furtado e Parque Araxá eram os poluidores.
Segundo ele, o trabalho de mapeamento dos imóveis e fechamento das ligações ocorreu ano retrasado.

O POVO, em novembro de 2007, mostrou que o número de esgotos fechados já chegava a 827. Prata admite ainda haver problemas a resolver. O chefe comenta que uma favela e dois blocos de apartamentos próximos à lagoa seguem emitindo esgoto para o manancial. “A favela deve ter 100 moradias. Os blocos são cerca de 36 apartamentos”, completa. Segundo ele, o fato impede a lagoa de tornar a ser própria. Falta a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) corrigir falhas técnicas ou executar obras para ligar os imóveis à rede de esgoto.

De acordo com o chefe de Infraestrutura da SER III, Cláudio Arruda, as obras de reurbanização e limpeza recomeçaram em 2006 e terminaram em dezembro do ano passado. A vegetação do manancial está sendo aparada e as margens, próxima semana, serão limpas novamente. A prefeita Luizianne Lins (PT) deve inaugurar a obra oficialmente, mas não há data confirmada. Os espaços de esporte e lazer, no entanto, já estão depredados. Pichações se espalham pelas estruturas e há moradores que preferem jogar o lixo nas margens da lagoa. O chefe de Limpeza Urbana, Eráguito Passos, reclama que vândalos agem até contra plantas. “Passam e, sem motivo, quebram um galho ou arrancam. Outros resolvem pichar equipamentos”, comenta.

Do Jornalista Diego Lage. Especial para o Jornal O POVO. Reprodução unicamente para divulgação. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: