domingo, 12 de abril de 2009

Sobre o avanço do mar no Icaraí, em Caucaia

Du no blog do Eliomar de Lima http://eliomardelima.blogspot.com/

O caso do avanço do mar na Praia do Icaraí é bem mais sério do que se pensa. Vai muito além de se questionar a presença de barracas. A professora e ambientalista Vanda Claudino Sales (Departamento de Geografia da UFC) mandou comentário para o Blog sobre essa situação, que precisa bem mais do que reflexões: que as autoridades adotem providências abrangentes e saiam do comodismo. Confira:

Prezado Eliomar de Lima,
A situação da erosão do Litoral Oeste da Região Metropolitana de Fortaleza há muito tempo pode ser classificada como desastre ambiental de grandes proporções. As praias de Caucaia e São Gonçalo do Amarante estão em recessão catastrófica há anos, perdendo desde alguns decímetros a vários metros de faixa praial por ano. A prefeitura de Caucaia com certeza tem que intervir nesse processo.

Porém, caberia ao governo estadual adotar providências necessárias, porque as intervenções para controle da erosão no Icaraí e praias adjacentes, se não forem realizadas de acordo com um amplo projeto de mitigação do problema, em nada resultarão.

Se a intervenção for feita apenas no Icaraí, e de forma não integrada, a erosão dessa praia não irá arrefecer e, em adição, as praias a Oeste sofrerão mais ainda esse processo devastador. Isso porque as ondas, as correntes e os sedimentos que alimentam as praias deslocam-se de Leste em direção a Oeste, de maneira inexorável.

Se não for feito controle dos processos que produzem a erosão a montante, na área de Fortaleza e a Leste de Fortaleza, infelizmente, nada de bom pode resultar de uma intervenção localizada. Mas o fato é: nem o prefeito de Caucaia nem o Governo do Estado estão preocupados com isso.

O que hoje mobiliza essa turma do poder local não é controlar o problema ambiental que já existe. É criar outros...veja aí o super-aquário, a energia eólica, a carcinicultura... E por aí vai.
Abraço para você e boa Páscoa.

Vanda Claudino.

Nenhum comentário: