domingo, 26 de abril de 2009

Fernanda Rocha:"Estamos cansados de intervenções pontuais na cidade"


Encabeçado pela professora Fernanda Rocha, o Laboratório da Paisagem da Universidade de Fortaleza (Unifor) tem se debruçado sobre a paisagem de Fortaleza, buscando a compreensão de sua estruturação e análise crítica para fundamentação de novos parâmetros de intervenção interdisciplinar. "Não é possível tratar a paisagem apenas sob um aspecto".


"A idéia é exatamente ter uma abordagem da questão da paisagem ampla, interdisciplinar, sistêmica e não apenas focada na questão do verde, do pequeno jardim. A paisagem é uma construção múltipla; é o resultado da inserção do objeto arquitetônico; é o resultado do que não é ocupado; é composta pelos espaços livres; é resultante dessa ocupação. É o retrato, também, da sociedade, da cultura, da história do povo que vai traduzindo o espaço e acaba compondo o cenário chamado paisagem. Não é possível tratar a paisagem apenas sob um aspecto. Tem que ter um olhar menos focado para tentar perceber a tradução de todos esses elementos".


Entrevista com a Professora Fernanda Rocha, pela Jornalista Maristela Crispim, no Diario do Nordeste de hoje. Foto de José Leomar. Direitos autorais preservados. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: