quinta-feira, 30 de abril de 2009

Desenvolver o Cariri

Editorial do Diário do Nordeste em 30/04/ 2009

A promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), pela Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, permitindo a criação de novas regiões metropolitanas no Ceará, autoriza a elaboração de projeto de lei complementar, pelo Executivo, instituindo a Região Metropolitana do Cariri. Essa iniciativa exigirá a ampliação dos estudos técnicos para definir sua abrangência.

A idéia não deixa de ser um avanço, especialmente se forem respeitadas, como manda a legislação, as afinidades geoambientais, espaciais e socioculturais. Na prática, a integração preconizada já existe, principalmente na esfera socioeconômica, tendo Juazeiro do Norte como pólo aglutinador dos negócios do Cariri.

Maior mercado consumidor da região, com 250 mil habitantes, Juazeiro do Norte chegou nos anos 60 a dispor de um comércio atacadista bem próximo ao de Campina Grande, na Paraíba, abastecendo municípios do Ceará, Piauí, Pernambuco e da própria Paraíba. De outra parte, o comércio varejista atendia as demandas das cidades no seu entorno. As vicissitudes econômicas, especialmente o processo inflacionário e a escassez de crédito para capital de giro, provocaram o desmantelamento da forte cadeia atacadista, na qual se destacavam os distribuidores de miudezas, gêneros alimentícios, tecidos, ferragens e combustíveis.

Também a produção artesanal de ourivesaria sofreu sério abalo, provocando o fechamento de mais de 50 pequenas fábricas de alianças, brincos, anéis e braceletes. Este ciclo econômico foi substituído pela expansão desordenada do comércio ambulante, espalhado pelo centro vital de Juazeiro do Norte - a Rua São Pedro -, fazendo desaparecer sua feira aos sábados. Para compensar a queda no setor do comércio, Juazeiro ganhou inúmeras indústrias, descentralizadas pelas rodovias que ligam a cidade ao Crato e a Barbalha. A produção industrial impulsionou sua economia.

O Crato, por sua vez, situado a dez quilômetros de Juazeiro, sempre primou pelo varejo de qualidade, além de suas características de cidade cultural por excelência. Centro introdutor da educação universitária no interior, lá foi implantada, em 1960, uma Faculdade de Filosofia, embrião da Universidade Regional do Cariri.

Barbalha, também distante dez quilômetros, viu a economia agroindustrial da cana-de-açúcar tomar outro impulso com a instalação de três indústrias essenciais: uma de açúcar, outra de cimento Portland e uma terceira, de cerâmica. A crise econômica das últimas décadas só permitiu a consolidação da indústria de cimento. Barbalha se impôs como pólo de saúde por excelência.

Excluídos esses três, os demais municípios, dentre os 33 do sul do Ceará, registram crescimento aquém de suas potencialidades. Por isso, a região carece de um plano de desenvolvimento para consolidar a região metropolitana programada, capaz de espalhar benefícios gerais por todas suas cidades. A experiência do Plano Asimov, na década de 60, demonstrou como o planejamento regional transforma as áreas onde as riquezas estão latentes.

Nota Complementar do blog:

O Plano Asimov foi realizado, na década de 60, através de um convenio de cooperação técnica entre a UCLA/ Universidade da California e UFC/ Universidade Federal do Ceará e resultou em uma série de diretrizes de ação , muitas das quais aplicadas com exito na região. No Plano estavam contidas as recomendações de consolidação da URCA/ Universidade Regional do Cariri, de consolidação de um sistema viário estrutural compartilhado pelos tres polos principais e de incentivo à industrialização regional.

Com elaboração do PROURB/ CE - Projeto de Desenvolvimento Urbano e Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, com recursos de fomento e financiamento do BIRD/ Banco Mundial foram compostos os PDR/ Planos de Desenvolvimento Regional das Regiões Estratégicas do Estado do Ceará e definidos os Termos de Referencia do PDR CARIRI, que por sua vez orientaram a feitura do Plano de Ação Regional da Bacia do Araripe - Araripe Action Regional Plan - um capítulo especial do Application Dossier for Nomination Araripe Geopark, State of Ceará, Brazil, de forma a melhor informar a UNESCO sobre o que existia quanto a diretrizes regionais de desenvolvimento.

Nenhum comentário: