sexta-feira, 17 de abril de 2009

Falta de Planejamento: Calçadão da Praia de Iracema ainda não inaugurado e já destruído

Em reforma há mais de um ano e obras quase finalizadas há menos de dois meses, um trecho do calçadão da Praia de Iracema terá de ser reconstruído. Segundo a coordenadora do projeto de requalificação da área, a Arquiteta Lia Parente, a nova obra estará pronta em três meses. O piso será adaptado para suportar o movimento de veículos pesados.

O problema surgiu depois que o calçamento colocado recentemente sofreu estragos em função da passagem de caminhões que carregam material para shows e outros eventos públicos que vêm ocorrendo no local. É o que dizem trabalhadores e frequentadores do local. Foram verificados rachaduras, quebras e pequenos desníveis no início desta semana, após o show musical que comemorou o aniversário de Fortaleza no último domingo, dia 12.

O trecho a ser refeito fica localizado entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús, próximo à Caixa D’água dos Peixinhos. “O piso atual será retirado e, em seu lugar, será construída uma estrutura de concreto armado coberto por piso industrial, como o acesso já existente na Rua Rui Barbosa (ao lado do aterro)”, informou Lia Parente. As pedras e as lajotas quebradas estão sendo repostas no decorrer da obra e alguns danos já foram reparados.

A rampa de acesso para cadeirantes no trecho está sendo reformada, em decorrência dos estragos deixados pelos caminhões de equipamentos que subiram por ali, de acordo com o relato do taxista Raimundo Ribeiro. Segundo ele, pelo menos dois caminhões usaram a rampa e outros passaram pela rua lateral. Raimundo disse que chegou a ligar seis vezes para a AMC/ Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), para denunciar a presença dos veículos no calçadão na sexta-feira, 10. “Eles disseram que estavam mandando uma equipe, mas ninguém veio”, afirmou.

A AMC informou, por meio de sua assessoria, que não encontrou registro de qualquer notificação do caso, na data referida, nem pedido de autorização formal para o estacionamento. Sem autorização da Autarquia, a presença dos caminhões ali era irregular. O taxista, que trabalha no local há quatro anos, relata que, sempre que ocorrem shows, a situação se repete.

Matéria em destaque no Jornal O POVO desta data da Jornalista Roberta Félix. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: