A menos de dez dias para o trem deixar de ir de Pacatuba ao Centro, Metrofor, AMC e Etufor não decidiram a melhor maneira de minimizar problemas dos milhares de passageiros usuários da linha e aos usuários do entorno da estação da Parangaba.
Ainda estão indefinidas as ações que serão tomadas para diminuir os problemas existentes com a paralisação parcial da linha de trem, que sai de Vila das Flores, em Pacatuba, ao Centro de Fortaleza. A partir do dia 3 de maio, menos de dez dias portanto, o trem irá parar na estação de Parangaba, afetando a vida de aproximadamente 15 mil passageiros.
Para Fernando Mota, assessor da presidência da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), a paralisação das obras, com previsão de término no final do ano que vem, é transtorno atualmente, mas será a solução no futuro. Entretanto, o Metrofor ainda não sabe como fazer para minimizar os problemas, como o acesso das pessoas ao terminal da Parangaba ou outra ação. “Estamos confeccionando panfletos para esclarecer aos passageiros e deveremos colocar pessoas para orientá-las que elas podem descer em outras estações e tomar o ônibus”, explica. Ontem, representantes do Metrofor, Empresa Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) reuniram-se para encontrar uma solução. A assessoria da Etufor informou que ainda não se chegou a uma conclusão sobre o processo de implantação de mais ônibus no terminal. Já a AMC disse que vai estudar os primeiros dias para estabelecer ações.
Para o eletricista Fagner dos Santos, a mudança vai forçá-lo a sair mais cedo de casa. “Moro em Maracanaú e pego o trem para chegar no Centro, onde pego um ônibus para a Aldeota. Acordo 3h30min para chegar 7 horas no trabalho. A vantagem é que vai ser mais barato”, diz, referindo-se à redução de R$ 1,00 para R$ 0,50 a passagem no trecho.
Comentário do Blog sobre a matéria do Jornal O POVO, de hoje:
Pelo visto Diretoria do METROFOR/ Companhia Metropolitana de Transportes Públicos do Estado do Ceará, ainda não entendeu, mesmo depois de todos estes anos de existencia, que sua função é propiciar transporte público de qualidade ao usuário metropolitano e não unicamente administrar o "elefante branco" em que se transformou a interminável obra de infraestrutura urbana que se audesigna como METROFOR.
"Inventar planfeto" para orientar o usuário em como não utilizar mais o sistema de trens até que se finalize, em algum dia, as obras de implantação de um novo sistema, é uma piada de muito mau gosto para quem propaga que no futuro será a solução de transportes metropolitanos para 485 mil pessoas. O Sr. Governador do Estado Cid Gomes deveria chamar toda a Diretoria METROFOR para uma conversa séria.
sábado, 25 de abril de 2009
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