domingo, 26 de abril de 2009

Colóquios sobre a Paisagem: Geopark Araripe


A Laboratório da Paisagem da UNIFOR/ Universidade de Fortaleza, sob Coordenação da Professora Fernanda Rocha, realizará em breve, em meados de Maio/ 2009, próximo vindouro, a 3a Edição dos Colóquios sobre a Paisagem, tendo como tema o Projeto GEOPARK ARARIPE, empreendido como uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciencia e Tecnologia e URCA/ Universidade Regional do Cariri; Secretaria das Cidades e Secretaria do Turismo.

O GEOPARK ARARIPE que está em consolidação na porção cearense da Bacia do Araripe, um dos principais sítios do Período Cretáceo da Terra. A região é especial pelos achados geológicos e paleontológicos inéditos desde os primeiros anos do Século XIX, com registros entre 110 e 70 milhões de anos, em excepcional estado de preservação e diversidade.
No Araripe está mais de um terço de todos os registros de pterossauros descritos no mundo, mais de 20 ordens diferentes de insetos e única notação da interação inseto-planta. Há similares destas mesmas espécies na África, indício de quando os continentes foram um só, na época do continente primaz Gondwanna.A proposta pretende a preservação dos locais principais, transformados em sítios de visitação e pesquisa compondo uma rede de 9 parques ou Geotopes, com registros documentais considerados imprescindíveis à compreensão da origem, evolução e atual estrutura da Terra e da vida.
Localizados nos municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha Todos os locais são representativos de estratos geológicos e tem formações fossilíferas.
Vista aérea do Geotope Devoniano/ Canyon de Missão Velha, um dos nove geotopes do Geopark Araripe. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados. Para maiores informações consulte o blogspot http://www.geoparkararipe.blogspot.com/

Nenhum comentário: