terça-feira, 21 de abril de 2009

Praia de Iracema à espera da requalificação


Mesmo com policiamento, a Praia de Iracema transmite sensação de insegurança e abandono a visitantesUma pessoa que tenha estado na Praia de Iracema de pouco mais de duas décadas atrás não a reconheceria numa visita atual.


Com exceção de referências como a Ponte dos Ingleses e o Pirata Bar, quase nada do que lá existia resiste. Pelo menos não como outrora. Durante o dia, ônibus turísticos fazem passeios apressados, com apenas uma rápida parada na Ponte dos Ingleses para fotos, enquanto moradores de rua aproveitam espaços abandonados para descansar. À noite, a prostituição toma conta daquele espaço, que parece já ter sido esquecido até pelos muitos fortalezenses que outrora freqüentaram seus animados bares.


As obras da Prefeitura de Fortaleza, de recuperação do calçadão e do tradicional Estoril, parecem paradas. O calçadão deveria ter sido entregue em agosto de 2008. Ele faz parte da primeira obra licitada do Macroprojeto de Requalificação da Praia de Iracema, que inclui, segundo a Secretaria Executiva Regional (SER) II, a reforma do espigão e a contenção de pedra em faixa de praia, a restauração do Pavilhão Atlântico e a reforma do Boulevard Almirante Tamandaré. Já a obra do Estoril, pela placa, deveria ter ficado pronta em dezembro de 2008.


Ninguém dá mais crédito à Administração Municipal de Fortaleza. São oito meses de atraso e nada indica que qualquer novo prazo sea cumprido. Excelente reportagem da Jornalista Maristela Crispim para o Diário do Nordeste. Fotografia de Patrícia Araújo. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: