quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Aberta III Conferência Estadual das Cidades


Foi aberta, ontem no Centro de Convenções do Marina Park Hotel, em Fortaleza, a III Conferência Estadual das Cidades. O ponto alto da solenidade foi a exposição do Secretário das Cidades, Arquiteto Joaquim Cartaxo sobre o Programa de Desenvolvimento e Gestão Territorial baseado no fortalecimento dos pólos regionais existentes no interior do Estado do Cearáque objetiva promover a desconcentração espacial dos investimentos e coordenar as ações de desenvovimento endógeno local e de integração regional. Foi destacado o papel do projeto piloto do Programa Cidades do Ceará, na região do Cariri, financiado pelo Banco Mundial.


Na III Conferência das Cidades, dois temas principais orientarão o roteiro dos debates: A Política de Desenvolvimento Urbano e as Intervenções nas Cidades e A Capacidade e Forma de Gestão das Cidades.


Imagem aérea de parte da orla marítima e entorno do Porto do Mucuripe, em Fortaleza. onde existem imensas demandas de requalificação urbana e ambiental, além de redefinição de diretrizes de desenvolvimento setorial urbano. Situação destacada pelo PROJETO LEGFOR, desenvolvido pelo DAU/ CT/UFC, através da ASTEF, como preferencial para realização da Operação Urbana Colonia Mucuripe, no Município de Fortaleza. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.
O Professor José Sales, do Setor de Estudos PUR/ Planejamento Urbano e Regional, responsável pela coordenação do PROJETO LEGFOR, entre 2002/2004, também participante da equipe deste blogspot, esteve presente na solenidade de abertura como representante do DAU/ CT/ UFC - Departamento de Arquitetura e Urbanismo/ Centro de Tecnologia/ Universidade Federal do Ceará e delegado à III Conferência Estadual das Cidades.

Nenhum comentário: