sábado, 8 de setembro de 2007

Referências históricas: a origem da cidade de Fortaleza

Segundo alguns historiadores, a origem da cidade de Fortaleza se deu em 1603. Nesta data o desbravador Pero Coelho de Sousa, que vindo da Paraíba, em busca de novas terras, construiu uma pequena fortificação na Barra do Rio Ceará, com denominação de Forte de São Tiago. Em seus planos estavam a consolidação de um novo sítio urbano com o nome de Nova Lisboa.

Entretanto não existem registros notáveis desta situação. A agressividade do meio físico, por conta da localização inadequada junto às dunas móveis da Barra do Rio Ceará, a ausência de água potável para consumo humano a curta distância, a precariedade construtiva e o assédio guerreiro dos "índios ferozes" da região levaram ao fracasso da experiência. O que restou da edificação original foi destruído pela ação do tempo.

Quase nada resta mais da paisagem original de dunas móveis da Barra do Ceará. A própria duna maior está parcialmente ocupada por moradias em área de risco. A barra do rio e a orla ribeirinha sofrem ocupação predatória e irregular de pequenas barracas. E as grandes intervenções de engenharia urbana, como a Ponte da Barra do Ceará contribuiu para comprometer o contexto paisagístico original.

Nenhum comentário: