sábado, 15 de setembro de 2007

A resposta ao Secretário Mariano de Freitas

As colocações do Titular da Secretaria Regional I sobre a possibilidade de destruição "a moto serra" do Bosque e Pólo de Lazer da Av. Sargento Hermínio, com retirada de árvores de porte, como uma demanda do Orçamento Participativo ou como intervenção sem maiores danos ambientais, como se isto pudesse ser de alguma forma justificável neste ano da graça de 2007 e como se estas demandas fossem vinculadas a qualquer diretriz urbanística ou paisagística, causa perplexidade e profunda indignação a qualquer pessoa que tenha um mínimo de bom senso, nesta cidade.

As preocupações com a preservação e proteção do meio ambiente e notadamente com a permanência e ampliação dos espaços livres, áreas verdes e locais de fruição da natureza e ócio, vem se transformando em medida obrigatória para um bom modelo de planejamento e gestão urbana, desde a segunda metade do Século XX.

Não se questiona mais que a ausência do verde, de praças e parques compromete irremediavelmente a qualidade da vida urbana. Isto é um paradigma da modelagem urbana contemporânea e muito mais em cidade de imensas demandas como a nossa. Quem quiser ter a pecha de bom gestor urbano que adquira as melhores experiências que estão demonstradas nas várias cidades brasileiras que se transformaram em modelo; Curitiba, João Pessoa, Porto Alegre e outras mais.

O que nos constrange é comentar que enquanto no Plenário da Assembléia Legislativa, nos últimos dias, se discutem os parâmetros da realização da próxima III Conferência Estadual do Meio Ambiente, a Administração Municipal, além de não participar como deveria, demonstra mais uma vez que desconhece o que venha a ser uma Política de Meio Ambiente para nossa cidade. E os nossos gestores continuam a fazer propostas inadequadas e lutam para sua consolidação com “unhas e dentes”, como se em questões de preservação ambiental, um equívoco pudesse justificar outros.

Só queria lembrar ao Sr. Secretário, que estamos no ano de 2007 e que no próximo ano o Governo Federal elegeu como tema da discussão nacional as MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Um dos subtemas é a questão da preservação do meio ambiente natural, dos espaços públicos e áreas livres, em nossas grandes cidades, como uma necessidade de qualificação das mesmas.

Da equipe deste blogspot

Nenhum comentário: